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Tráfego orgânico: O que é?

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Tráfego orgânico: O que é ?

Gerar tráfego orgânico é algo que todas as empresas buscam constantemente. Ele nada mais é do que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem que para isso seja necessário usar anúncios.

Geralmente, essas visitas são provenientes de mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Trabalhar para alcançar esse tipo de visitante é fundamental, tanto é que o marketing digital tem como base a atração de pessoas.

Se a marca não é capaz de atrair o público certo para seus canais digitais, dificilmente terá resultados positivos. Durante muito tempo, as organizações dependiam das estratégias pagas para chamar a atenção das pessoas, mas isso mudou.

Com o avanço da internet tudo ficou mais fácil, sendo possível atrair visitantes sem gastar dinheiro com anúncios ou a compra de listas de e-mails.

Justamente por isso, o tráfego orgânico e o bom posicionamento nos mecanismos de busca vem se tornando o principal objetivo dos negócios que investem em estratégias digitais e aquisição de clientes.

Você vai entender o que é marketing orgânico, qual é a importância do tráfego orgânico e as vantagens que ele traz para as empresas.

Entenda o que é marketing orgânico?

Marketing orgânico, também conhecido como comunicação orgânica, é formado por processos de comunicação organizacionais que se desenvolvem independentemente de investimentos em publicidade.

Em outras palavras, antes de investir em mídia paga, os negócios precisam focar na experiência e na conexão com as pessoas. Embora pareça algo filosófico, na verdade, esse tipo de estratégia é fundamental para qualquer empresa.

O funcionamento dos mecanismos de busca exige que uma companhia de transporte de resíduos classe ii seja capaz de construir relacionamentos baseados em reputação e conteúdos de valor.

Para trabalhar com esses processos contemporâneos, é necessário fazer um diagnóstico estratégico dos públicos, cuidar da gestão de comunidades, construir influência e reputação e investir em relacionamento com a mídia.

A marca também deve investir em eventos, dentre outras técnicas que combinadas com metodologias ágeis, SEO e uso de dados, trazem resultados orgânicos.

Em linhas gerais, todas aquelas ações em que o negócio não precisa gastar dinheiro diretamente para conquistar visibilidade e atrair visitas para o site é conhecido como marketing orgânico, tais como:

  • Conteúdos de blog;
  • Estudos de caso;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Postagens de convidados.

Outro exemplo é o marketing por e-mail, assim como conteúdos gerados pelos usuários para campanhas recém-lançadas.

Importância do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é algo vital para sites e blogs crescerem, uma vez que atrai mais visitantes e aumenta a popularidade da plataforma.

Um fabricante de condimentos básicos vai usar estratégias compatíveis com as mudanças constantes nos algoritmos dos buscadores. Mas para que isso seja possível, é indispensável acompanhar as novidades e implementá-las no site.

Se a empresa quiser manter a estratégia de marketing de conteúdo eficaz e sempre com boa qualidade, sustentável e de longo prazo, precisa ter boas taxas de tráfego de maneira orgânica.

Embora a publicidade paga seja mais rápida, alguns profissionais acreditam que ela não será viável no futuro. Nesse cenário, as empresas precisam encontrar maneiras de atrair os leitores e não depender apenas dos anúncios.

Vantagens do tráfego orgânico

Quando a estratégia de comunicação é desenvolvida por profissionais, serão trabalhados diferentes tipos de tráfego, sempre levando em consideração os objetivos, o orçamento disponível e a urgência pelos resultados.

Mesmo assim, a marca deve concentrar seus esforços no tráfego orgânico, pois ele traz vantagens superiores às demais ações. Dentre as principais estão:

Melhorar o relacionamento com o público

As ações para aumentar o tráfego orgânico ajudam a estreitar os laços entre marcas e clientes, algo fundamental hoje em dia, tendo em vista a concorrência no mercado.

Disponibilizar as respostas que o usuário procura nos mecanismos de busca só é possível por meio de conteúdos de valor e estratégias de otimização, também conhecido como SEO.

Benefícios de longo prazo

Por meio do tráfego orgânico, um fabricante de torneira Kohler banheiro consegue gerar leads por muito mais tempo, sem prejudicar seu orçamento.

Para entender melhor essa questão, você pode comparar a quantidade de visitas que a publicação em um blog recebe indefinidamente, em comparação ao investimento necessário em um único anúncio pelo mesmo período.

Aumenta a relevância

As estratégias orgânicas também têm como propósito aumentar a relevância e a autoridade da marca nos meios digitais.

Por meio de conteúdos bem estruturados, a companhia transmite conhecimento para o público, apresenta informações do interesse deles e aumenta as chances de conversão.

O próprio usuário passa a confiar mais em uma empresa quando ela está mais preocupada em esclarecer suas dúvidas, ao invés de investir em anúncios.

Mais escalabilidade

Por meio do tráfego orgânico, uma empresa de construção de calçada de paver tem mais facilidade para alcançar resultados escaláveis. Isso acontece porque o custo por lead é menor ao longo prazo e continua trazendo retornos mesmo com a interrupção dos investimentos.

A companhia consegue prever de maneira precisa os caminhos que ajudam a aprimorar suas estratégias. Se o objetivo é construir uma base de leads bem sólida, alcançar crescimento e reduzir o investimento, o tráfego orgânico deve fazer parte do planejamento.

Excelente custo-benefício

Outra grande vantagem do tráfego orgânico é seu custo-benefício, visto que ajuda a reduzir os custos com mídia paga e não gera despesas com clique.

Para atrair visitantes, os investimentos necessários costumam ser criação e manutenção de sites e blogs, ferramentas de conteúdo e contratação de profissionais qualificados.

Dicas para aumentar o tráfego orgânico

Agora que a importância e as vantagens do tráfego orgânico foram mostradas, veja algumas dicas para aumentá-lo nas plataformas do seu negócio. São elas:

Investir em marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade, pois quando o usuário pesquisa alguma informação, por exemplo, sobre portão basculante manual, ele deseja saber tudo sobre o assunto.

Não basta apenas falar sobre preço e qualidade, pois o usuário está ávido por informação. Nesse sentido, qualquer empresa que queira se destacar precisa chamar a atenção das pessoas por meio de materiais ricos e relevantes.

Trabalhar com e-mail marketing

Atrair visitantes para o site não é o suficiente, é necessário estabelecer uma comunicação e criar uma conexão com essas pessoas para que futuramente se tornem clientes.

O e-mail marketing é a ferramenta certa para fazer isso, pois a partir do momento em que a marca tem acesso ao e-mail de seu visitante, vai nutri-lo por meio de mensagens e conteúdos de valor.

Variar os formatos

Além de investir em marketing de conteúdo, os materiais precisam assumir diferentes formatos para que possam atrair a atenção de pessoas com perfis distintos.

Assim como alguns usuários querem ler um texto sobre limpeza de carpete empresarial, outros preferem assistir vídeos, baixar áudios ou até mesmo ver imagens sobre assuntos de seu interesse.

Por isso, ao criar um conteúdo sobre determinado assunto, varie seu formato para que ele possa impactar os mais diferentes públicos e atender às necessidades de todos.

Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas sejam encontradas nos primeiros resultados de pesquisa.

Essa estratégia envolve diferentes práticas, como o uso de palavras-chave que são termos utilizados pelos usuários para pesquisar informações sobre produtos e serviços.

Quanto mais específico for esse termo, como no caso de “tenda de lona para festa”, maiores serão as chances de atrair visitantes altamente segmentados e com potencial para comprar.

Outra estratégia de SEO que deve ser aplicada é o design responsivo, possibilitando que o site seja acessado por diferentes tipos de dispositivos, como computador, smartphone e assim por diante.

Descrever os conteúdos para o Google

O Google atrai a atenção dos usuários e incentiva cliques, e por meio das estratégias de otimização de conteúdo, a empresa consegue ajustar o layout das informações e otimizar sua visibilidade.

Para descrever os materiais publicados no site ou blog, personalize o título do artigo, a meta descrição e fale um pouco sobre o que o usuário vai encontrar ao clicar no link.

Considerações finais

O tráfego orgânico conquistado por uma oficina de alinhamento e balanceamento são os visitantes que chegam até ela de maneira natural, por isso, a tendência é que apresentem um interesse genuíno em seus serviços.

É fundamental atrair esse tipo de tráfego para posicionar o nome do negócio na internet, reduzir os custos e aumentar os lucros. Essas técnicas, se aplicadas de forma correta, podem alavancar e consolidar uma empresa ou negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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