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Entenda a importância da pesquisa de persona para o seu negócio

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Se antigamente investir em campanhas publicitárias era prerrogativa de grandes corporações ou agências com orçamentos maiores, hoje apostar em estratégias de marketing, como a definição de persona, é fundamental para o crescimento dos negócios.

Isso porque, além de ajudar na divulgação de um produto ou serviço, essa estratégia permite que gestores e empreendedores identifiquem com mais precisão aqueles mais propensos a investir em sua marca.

Com isso, com a ajuda de uma boa formação em um curso de gestão comercial e marketing ead, as empresas conseguem construir relacionamentos mais profundos e estáveis com o público, atrair clientes desejáveis e aumentar as vendas.

Então, se você quer começar a integrar esse tipo de estratégia de publicidade no dia a dia do seu negócio, este artigo pode ser ideal para te ajudar a conhecer melhor o conceito, a importância de estabelecer uma persona de empresa e as ações para fazer isso com sucesso.

Durante o texto, abordaremos sobre a importância da persona e como é possível criar uma pesquisa de qualidade da melhor persona para o seu negócio. Continue lendo!

O que é pesquisa de persona?

De acordo com os ensinamos de um curso de gestão de pessoas, independentemente da subdivisão da atividade ou do tamanho do negócio, a definição da persona de sua empresa é muito importante para a forma de gerir os colaboradores e comunicar-se com o público.

Isso porque a pesquisa de persona funciona como uma representação ficcional do seu cliente ideal, ou seja, por meio da análise das informações do cliente e dos padrões reais de comportamento, você consegue identificar muitas semelhanças, como:

  • Características demográficas;
  • Histórias pessoais;
  • Alvo;
  • Interesses comerciais;
  • Desafio;
  • Motivação, etc.

Com isso, profissionais com curso de empreendedorismo ead devidamente treinados podem construir um guia para os vendedores e servidores de uma empresa, permitindo que eles identifiquem com mais facilidade os públicos com maior potencial de compra.

Essa pesquisa das principais características dos perfis de clientes pode ser realizada a partir de sua própria base de consumidores.

Porque, embora esse grupo seja mais diversificado, essas são as pessoas com maior probabilidade de fornecer as métricas necessárias para refletir sua função.

É possível identificar comportamentos e costumes em comum.

Por exemplo, imagine que você ofereça um curso gestão de startups e 90% do público que consome o seu produto/serviço são mulheres de 30 a 40 anos, parte da classe média e moradoras da região sul do país, essas podem ser algumas das informações da sua persona.

A importância da persona para a sua empresa

Seja em uma administração financeira faculdade ou em um curso de empreendedorismo, os alunos sabem que criar personas é essencial, um pré-requisito  na construção de uma estratégia de marketing digital e no alcance de metas.

Afinal, dessa forma, os empreendedores conseguem direcionar campanhas publicitárias justamente para aqueles com maior probabilidade de realizar uma compra. Como resultado, as chances de sucesso e um retorno mais bem-sucedido são muito maiores.

Isso impacta diretamente na saúde financeira de qualquer negócio, e não é à toa que esse conceito também pode ser aprendido em um gestão financeira tecnologo ead.

Porque em vez de perder tempo e recursos de marketing para públicos não qualificados, você pode aumentar as vendas e a lucratividade simplesmente alcançando as pessoas certas.

As características que definem os papéis ideais também permitem que os gerentes:

  • Determinar o tipo de conteúdo que precisa ser produzido;
  • Escolher o melhor idioma a ser utilizado no atendimento;
  • Estruturar as ações estratégicas que devem ser introduzidas no negócio;
  • Compreender quais os canais de comunicação preferidos pelo público;
  • Defina os assuntos mais atraentes.

Dessa forma, é possível entender o valor que as pessoas dão ao seu produto ou serviço e tornar toda a experiência do usuário mais otimizada e satisfatória, ajudando muito no processo de fidelização do cliente.​

Como criar uma pesquisa de persona para o seu negócio

Criar personas para seu negócio requer mais do que apenas listar atributos aleatórios de pessoas que podem ou não representar seus clientes.

Porque mesmo que tenhamos um vínculo forte com nossos clientes, nossa percepção de suas personalidades pode estar completamente equivocada.

Portanto, é muito importante seguir o processo corretamente. E esse sistema requer muita pesquisa, análise, comparação de dados e, finalmente, construção de personagens.

Então, se você quiser saber mais sobre esse passo a passo, uma boa forma de começar é prestar atenção nas dicas a seguir:

Como e onde coletar as informações necessárias

Nos cursos de gestão de recursos humanos presencial, o primeiro passo para moldar a imagem de uma empresa é chamado “visita ao local”.

Esta é uma operação muito comum no desenvolvimento de um plano de negócios e envolve basicamente a coleta dos dados necessários.

A conclusão bem-sucedida deste trabalho começa com um estudo preliminar que inclui a descrição dos principais objetivos e a conclusão de todos os materiais necessários para coletar informações sobre o cliente.

Essa pesquisa pode ser realizada por meio de um questionário quantitativo, que possui um número maior de respondentes, ou um questionário qualitativo, menor em número, mas rico em detalhes e profundidade.

Atualmente, existem várias ferramentas digitais para aplicar esses estudos. Assim, você pode enviar esses questionários para sua base de clientes e pedir que eles respondam após fazer uma compra.

Definição do problema

Depois de definido o plano inicial e selecionada a plataforma que será utilizada para enviar os questionários aos clientes, é preciso focar na criação de perguntas que realmente aproximem as personas da real situação da empresa.

Esses tópicos devem ser desenvolvidos com base na divisão de atividades de cada negócio, mas algumas perguntas costumam ser comuns em várias pesquisas.

Isso ocorre porque a criação de funções geralmente requer conhecimento específico sobre:

  • Demografia;
  • Pessoal ou profissional;
  • Hábitos de compra;
  • Consumo de conteúdo;
  • Relacionamento com a empresa.

Isso inclui perguntas sobre sexo, idade, local de residência, educação, quais plataformas sociais são mais usadas diariamente, quais marcas os consumidores costumam usar e o que os leva a procurar seu serviço ou produto.

No entanto, é muito importante que os responsáveis pela construção deste questionário estejam atentos ao número de perguntas, ao tipo de informação que esses clientes estão dispostos a passar e ao tempo que leva para responder a todas as perguntas.

Adote a abordagem apropriada

Muitas pessoas ficam um pouco apreensivas em transferir informações pessoais para empresas ou instituições desconhecidas, principalmente em ambiente digital.

Portanto, adotar uma abordagem adequada é fundamental para a implementação bem-sucedida dessa ação.

Portanto, certifique-se de fornecer uma apresentação pessoal bem elaborada ao enviar e-mails de acompanhamento aos clientes. Fale sobre a empresa e o objetivo dessa conexão, explique um pouco sobre a importância dessas respostas para a melhoria do serviço prestado.

Além disso, você pode oferecer benefícios especiais para agradecê-los pela cooperação ou até mesmo agradecer a esses consumidores por escolherem sua marca.

Analise as respostas

Analisar dados e tabular material não é prática exclusiva da graduação em gestão de pessoas.

Os profissionais responsáveis pelo marketing e construção da imagem da empresa também precisam fazer isso após a devolução do questionário.

No entanto, além de organizar essas informações, as respostas também precisam ser transcritas e analisadas para identificar os padrões desejados, como os maiores problemas que os consumidores enfrentam ou características pessoais.

Com essas informações, é possível especificar o perfil do cliente e formular esse personagem em um documento que pode ser utilizado por todas as áreas da empresa, principalmente aquelas relacionadas à área de atendimento, design, publicidade, marketing e pós-venda.

Como ter uma boa descrição de persona

Os documentos mencionados acima devem conter mais do que tópicos descritivos sobre a idade, hábitos ou estilo de vida desses clientes.

Deve ter perfis complexos e bem definidos que apresentem os personagens como indivíduos reais.

Portanto, é necessário descrever todas as formas como essas pessoas interagem com a marca, o tipo de conteúdo que elas têm interesse em ler, quais produtos estão chamando mais atenção, canais de comunicação preferidos, etc.

A ideia é quase como a narrativa de uma história, descrevendo como o personagem interage com o seu negócio durante um período de tempo específico.

Porque, assim, quem entra em contato com a marca consegue identificar mais facilmente essas características.

A realização de um papel é uma ação com impacto direto em toda a organização, podendo determinar a sobrevivência da empresa, competitividade, aumento de vendas e, consequentemente, sua lucratividade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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