Dicas, Tutoriais

Como fugir da lista negra do Google ou Blacklist

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Você já ouviu falar sobre a lista negra do Google? Se ainda não, aconselhamos fortemente a leitura desse post.

Vamos começar pelo começo… A lista negra ou Blacklist é formada por uma lista de sites marcados pelo próprio Google, ou seja, o verdadeiro filme de terror para quem desenvolve ou é dono de algum website, imagina só você ficar de fora do maior buscador do mundo? Os sites que estão na lista negra, são vistos como perigosos aos usuários, é um pouco mais difícil de encontrá-los e mesmo assim, caso você tente acessá-lo você será desencorajado logo no inicio. É importante ficar ciente que qualquer site pode entrar na lista negra, por isso é importante alguns cuidados.

Você acredita que seu site possa estar na tão temida BlackList? Se sim, vamos deixar logo de cara um site onde você pode verificar automaticamente se seu site realmente está sendo visto como perigoso: Acesse http://www.bannedcheck.com/

Conferiu? Não está? Mas calma, nem tudo são flores, saiba quais são os cuidados necessários para que você não caia nessa cilada… Ou pior, seu site está sim na lista negra? Calma também, vamos dar as dicas de como recuperar seu site novamente! Uhuul, então, continue acompanhando o post até o final! Vem com a gente, GO!

Existem duas formas de verificar se um domínio realmente está na lista negra do Google:

Manualmente: A forma manual é um pouco mais confusa de se ter a certeza. Você deverá realizar uma pesquisa com o seguinte site: domainname.com. Primeiro o que aparecerá são as páginas que foram indexadas pelo Google. (páginas que estão ativas no Google). Caso seu domínio seja novo, fique tranquilo (a) com a falta resultados obtidos.

Métodos automatizados: Como já mencionamos mais acima, você consegue verificar facilmente acessando o
site: http://www.bannedcheck.com/, e em seguida digitando o seu domínio, e em seguida você receberá uma mensagem com o seguinte status do seu site. Essa forma é incrível pois você consegue verificar independente da plataforma que criou o site.

Agora, A melhor maneira de obter mais informações é utilizar a própria ferramenta criada pelo Google: Google Search Console deve ser sua ferramenta de referência! Com ela é muito mais fácil visualizar o número de páginas indexadas, backlinks para seu site, integridade do site, 404 páginas não encontradas e outros, além de que sua páginas são indexadas mais rapidamente.

Ás razões pela qual seu site pode estar na lista negra do Google:

  • Violações de direitos autorais – Nunca copie um conteúdo que você não criou, o Google desaprova e muito essa atitude;
  •  Palavras-chave de mascaramento – Jamais utilize técnicas de cor de fundo por exemplo, é errado e o Google já está careca de saber;
  •  Vinculando ao spam externo ou páginas maliciosas – Sempre verifique às páginas vinculadas para que não ocorra os indesejáveis spans aos seus leitores;
  •  Site invadido – Talvez essa seja a razão principal pela qual seu site está na BlackList, é importante sempre ficar atento a presença de Malware’s e/ou Plugins.

Mas afinal, como evitar que seu site vá para a lista negra do Google?

Bom, após ler os tópicos acima, com certeza a melhor forma de evitar é cuidar da segurança do seu site. No caso do WordPress por exemplo, que é uma plataforma mais vulnerável, você deve instalar Plugins de segurança e seguir as regrinhas básicas de segurança que a plataforma passa, isso já te ajudará bastante a ficar de fora da temida BlackList.

Ao observar as causas mais comuns que levam sites à lista negra, concluímos que cuidar da segurança é a melhor maneira de evitar a Blacklist do Google, certo?! No caso do WordPress, instalar Plugins de segurança e seguir práticas simples de proteção à conta já adianta bastante.

Meu site está na na Lista negra, e agora?

Uma maneira bem simples e fácil de resolver (caso o problema for relacionado a segurança) é realizar a total restauração do site, por isso recomendamos tanto a realização de backups frequentes. Após isso, recomendamos o Buscar como Google para verificar se o site está totalmente seguro e livre Malware’s.

Conclusão

Está na lista negra ou BlackList do Google, é realmente o fim para qualquer um que possui site, é praticamente sumir da internet. Entretanto, é importante lembrar que existem diversos outros fatores que podem ter causado a queda dos acessos em seu site. As dicas foram passadas, portanto antes de entrar em pânico, verifique se seu website realmente está na lista negra do Google. Ah, e não se esqueça de realizar backups sempre que possível de seu site ou clientes.

Eai pessoal, conta pra gente, seu site estava na lista negra? Você conseguiu resolver? Lembre-se que se precisar de ajuda estamos aqui… Entre em contato. Vem com a gente, vem ser GO!

Publicação AnteriorPróxima Publicação