Dicas

O que são gatilhos mentais e como usá-los nos negócios

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Olá pessoal!
Recentemente fizemos uma enquete la no nosso instagram @WebsiteGO, se seria um tema interessante e se gostariam de saber mais sobre os tão famosos gatilhos mentais, e com certeza em disparado a resposta foi que sim. Justamente por isso, decidimos falar sobre esse assunto tão complexo e interessante! Gatilhos mentais, você já ouviu falar sobre? Imagina como utilizá-los? Sabe quais são e quantos existem? Se a resposta for não, aconselhamos a leitura desse post, garantimos que será bem útil na sua vida profissional. GO!

Provavelmente você que trabalha no meio digital já ouviu falar sobre os famosos gatilhos mentais, digamos de uma forma bem resumida que é uma forma de influenciar pessoas diretamente e indiretamente, interessante né?! Existem diversos tipos diferentes de gatilhos, que podem ser utilizados em diferentes ambientes e intensões, nesse post vamos citas alguns deles e como você pode usá-los a seu favor e a favor do seu negocio.

Conheça agora os 08 principais gatilhos mentais:

  •  Antecipação

Além de você criar um relacionamento de confiança com o cliente, você criará uma expectativa nele. Um exemplo: “Em breve, lançamento de x produto”.

  •  Escassez

Um dos gatilhos mais usados diríamos, ele mexe com o sentimento do próximo, faz com que você sinta a necessidade de adquirir algo. Como diria Robert Cialdini “As oportunidades parecem mais valiosas para nós quando não estão mais disponíveis.” Ou seja, é agora ou nunca.

  •  Urgência

Um pouco semelhante com a escassez, esse gatilho trabalha com o tempo, causa uma inquietação e aceleração, muito utilizado com frases como “Últimos dias”, “O prazo está acabando”

  •  Curiosidade

Somos seres curiosos, isso é fato! Já ouviu um “Quando você chegar vamos conversar!” Ficamos curiosos, as vezes apreensivos, cause um mistério para seu publico.

  •  Segurança

Com certeza você já viu aquelas propagandas com o apelativo de “Em caso de problemas, devolvemos o seu dinheiro”. Então, se mostre seguro do que está vendendo que seu cliente confiará sem dúvidas.

  •  Novidade

Quando algo novo é lançado temos a sensação de prazer e necessidade, justamente por isso marcas divulgam seus lançamentos com bastante antecedência.

  •  Exclusividade

Todos nós gostamos de nos sentir especiais. Portando, quando adicionamos algo como por exemplo “somente para clientes especiais”, faz com que seu cliente se sinta com vantagens sobre outros clientes.

  •  Autoridade

Para passar autoridade é necessário que se tenha muita segurança e sabedoria do que está falando, às pessoas tendem a admirar alguém superior. Portando, nunca invente mentiras, mostre a que veio confiança é algo que leva-se tempo para adquirir.

  • História

Com esse poderoso gatilho, você consegue prender alguém em qualquer assunto, basta começar a contar um história e notará que seu público te dará muito mais atenção.

Ao todo são 23 tipos de gatilhos mentais, incluímos nessa lista apenas os principais. Quando aprendemos a trabalhar com esses estímulos as coisas se tornam mais “fáceis” principalmente se você trabalha com vendas. A grande maioria das decisões que tomamos são de forma irracional, apenas emocionais. Além disso, trabalhar com gatilhos mentais faz com que você induza seu cliente a tomar decisões que o cérebro toma de forma inconsciente e involuntária.

Conclusão

Após a leitura do post, com certeza você se pegou pensando “nossa, tal pessoa utiliza gatilhos mentais” ou melhor “posso utilizar esses gatilhos em meu negocio de tal forma” e sim, é possível utilizar as técnicas em qualquer ramo. Quando trabalhados da maneira correta o momento da venda e do pós-venda se tornam muito mais simples. Mas é importante lembrar da regra básica da persuasão: Nunca deixe que percebam que você está persuadindo. Por fim, uma outra coisa muito importante também: Não exagere! Nem 8 nem 80, cumpra a sua palavra pois a confiança da sua audiência é seu bem mais precioso.

Convidamos vocês a colocarem em pratica todos os gatilhos mencionados nesse post. Depois disso, aproveita e contra pra gente, você já utilizou ou já caiu em algum desses gatilhos de formas consciente e inconsciente? Por fim, deixe aqui nos comentários, ou se precisar de alguma consultoria online entre em contato conosco clicando Aqui..

😀

Publicação AnteriorPróxima Publicação