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Live commerce: o que é e vantagens para loja virtual!

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Live commerce: o que é e vantagens para loja virtual!

Em dúvida sobre como fazer live commerce para aumentar as vendas da sua loja virtual? Veja aqui as vantagens e dicas para utilizar essa estratégia com ótimos resultados.

O que é live commerce?

O live commerce consiste numa transmissão de vídeo feita ao vivo na qual o apresentador estimula os espectadores a comprar um produto em tempo real com uma oferta especial. É uma estratégia simples de marketing, mas tremendamente eficiente para aumentar as vendas e melhorar o engajamento. Tudo isso, com um baixo investimento.

Se você tem um negócio, vale a pena utilizar esse recurso, mas precisa dedicar alguns instantes à compreensão de como ele funciona. Por isso, neste texto separamos uma explicação sobre como fazer um live commerce bem-sucedido. Então, boa leitura!

Quais são as vantagens de fazer a live commerce?

No mundo dos negócios é normal surgir dúvidas sobre as recompensas de investir em uma estratégia. Pensando nisso, veja na abaixo os motivos pelos quais compensa fazer live commerce.

Aumento de vendas

Existem quatro fatores que explicam porque o live commerce aumenta as vendas. Um deles é a interação em tempo real que faz o espectador se sentir parte de uma comunidade. A demonstração de como o produto é útil e resolve o problema que ele tem gera confiança na aquisição.

Com uma oferta especial, como um desconto exclusivo ou a apresentação de uma versão limitada, o consumidor costuma fechar a compra. O fato de testemunhar outras pessoas elogiando e adquirindo o mesmo produto também influencia. Portanto, desde que tudo seja bem-planejado, dificilmente essa ação não se converte em boas receitas.

Compras por impulso

O senso de urgência leva o cliente a adquirir o produto para não perder a oportunidade oferecida durante a transmissão ao vivo. Geralmente, eles gostam do que veem e simplesmente realizam a compra. Isso é muito útil para lojas alcançarem bons resultados com vendas online.

Além do oferecimento de preços mais baixos, há outras técnicas que fazem sucesso no live commerce, como dispor de uma edição especial e brindes. A facilidade para realizar a transação é um detalhe a mais que estimula esse tipo de venda. Contudo, não se deve enganar o consumidor e todo processo você deve ser transparente.

Humanização da marca

Existem inúmeras pessoas insatisfeitas com os atendimentos eletrônicos feitos por robôs. O live commerce tem o poder de desfazer essa imagem da sua loja virtual e ainda criar uma conexão emocional. Assim, mesmo meses depois desse evento, há grandes chances dele se recordar da sua marca.

Além disso, o cliente compartilha essa experiência positiva com amigos e parentes. Assim, novas vendas acontecem e o bom relacionamento do seu e-commerce com o público ganha um reforço. No entanto, é importante ressaltar que essa interação precisa ser aumentada para ser efetiva.

Melhora o engajamento

Numa transmissão ao vivo o espectador pode se comunicar com o apresentador e fazer perguntas em tempo real. Ele percebe ainda que não está sozinho e outras pessoas compartilham de ideias ou sentimentos a respeito do produto ou da loja. Tudo isso contribui para que o cliente queira se envolver com a sua marca.

Consequentemente, depois do evento o consumidor passa a seguir a página do seu negócio nas redes sociais, deixar comentários e curtidas. Ele se sente como participante de uma comunidade e procura se envolver mais com ela. Esse processo é longo, no entanto, o live commerce contribui bastante para aumentar essa interação.

Fortalece a marca do mercado

O live commerce não fica restrito a um lugar e a um momento. Como as transmissões ocorrem online, milhares de pessoas conseguem visualizá-las de diferentes partes do mundo. Com a disponibilização da gravação, os clientes que não participaram podem assistir e descobrir informações úteis sobre seus produtos.

Os consumidores que gostarem do conteúdo também passam a seguir sua loja nas redes sociais e a querer conhecer melhor sua marca. Além disso, muitos esperarão por novas promoções. Então, trata-se apenas de saber conduzir os seus esforços de maneira assertiva para chegar a um bom resultado.

Como fazer live commerce

Apesar de o live commerce ser uma ferramenta bastante eficaz para aumentar as vendas, nem toda transmissão é bem-sucedida. Sendo assim, acompanhe abaixo oito dicas para conseguir ótimos resultados usando essa técnica.

Escolha o tipo de live commerce que quer fazer

A abordagem de diferentes objetivos em uma única transmissão de vendas ao vivo é muito difícil. O ideal consiste em escolher um tipo específico de live commerce, porque dessa maneira fica mais fácil saber como alocar recursos e qual público-alvo trabalhar.

Entre as principais formas de live commerce existem as apresentações feitas por influenciadores. Há ainda tutoriais e lançamentos que são bastante populares. Na sequência, você descobre um pouco mais sobre essas categorias.

Com influenciadores

Utilizar influenciadores para apresentar a transmissão consiste numa boa estratégia. Quando pretender alcançar um público específico, convidar uma pessoa que os consumidores gostam atrai a atenção deles.

Às vezes, para usar esse tipo de estratégia é preciso realizar um investimento na contratação do influenciador, porém existe a opção de fazer parcerias. De qualquer modo, lembre-se de escolher alguém que tenha boa reputação e o perfil esteja alinhado com suas metas.

Tutoriais

O tutorial live commerce corresponde a técnica de demonstrar os benefícios e a utilização de um produto da sua loja e, assim, promover a venda. Trata-se de uma poderosa tática a ser usada quando um item tem funcionalidades complexas.

Também consiste numa maneira de comprovar que ele é eficaz na resolução de algum problema que seu cliente em potencial enfrenta. Outra vantagem desse tipo de transmissão está em prevenir mau uso por parte do consumidor.

Lançamento

Se você está lançando um produto, como uma coleção nova de roupas, deve optar por esse modo de transmissão. Com ou sem um influenciador ele permite divulgar e dar destaque a diferentes artigos.

Nessa categoria de live commerce a oferta especial tem grande importância. Na maioria das vezes, a melhor estratégia é surpreender o espectador com um desconto ou com a oportunidade de compra antecipada, ao invés de apresentar brindes.

Conheça bem o seu público alvo

Se você não souber qual é a faixa salarial dos clientes da sua loja, terá dificuldades na criação de uma promoção adequada para oferecer nas transmissões. Se não souber qual plataforma eles mais usam, pode divulgar o live commerce no canal errado. Se não souber do que sua audiência gosta e como se comunica, a apresentação deve ficar inadequada.

Em outras palavras, é importante conhecer seu público-alvo para fazer a live do melhor modo possível. Então, analise relatórios de redes sociais, dados estatísticos ou realize pesquisa de mercado para descobrir qual é o perfil dos consumidores do seu negócio. Assim, será mais fácil entender quando, onde e como vender seus produtos.

Tenha um bom equipamento para transmitir a live

Logo, para aumentar as vendas por meio do live commerce, você precisa usar imagens nítidas e de qualidade para mostrar os produtos de maneira clara. Além disso, o áudio tem que ser sem ruídos e a transmissão não pode travar. Portanto, procure investir em bons equipamentos que gerem esses resultados.

É possível fazer lives com excelente padrão usando até mesmo um smartphone. No entanto, lembre-se de deixar o ambiente bem iluminado e com escolher um dispositivo que capture sons e imagens da forma apropriada. Aliás, caso você queira encontrar ótimos modelos com essa capacidade, veja também Os Melhores Celulares para Gravar Vídeos.

Tenha um bom conhecimento da plataforma que utiliza

Para evitar problemas técnicos que afetem a transmissão e que causem má impressão aos espectadores, procure conhecer profundamente o sistema. O live commerce funciona bem principalmente em plataformas, como Facebook, Youtube, TikTok e Instagram. No entanto, a compreensão do modo usá-las não pode faltar.

É importante que a gravação desse evento fique disponível para outras pessoas verem. Mas não se esqueça de fazer os ajustes necessários para tornar o conteúdo mais atraente com softwares de edição de imagens. Caso você não tenha um bom aparelho para rodar esse tipo de programa, confira também Os Melhores Notebooks para Edição de Vídeo.

Ofereça promoções e condições especiais

As ofertas que você pode fazer durante um live commerce variam de acordo com o seu público-alvo, tipo de produto e objetivo da sua loja. Contudo, uma estratégia que você pode utilizar é dar descontos em torno de 10% a 50% para os participantes. Outra opção consiste em conceder frete grátis para os primeiros X compradores.

Brindes, amostras grátis e unidades extras, da mesma forma, contribuem para o aumento das vendas. Fora isso, ainda há as estratégias de apresentar pacotes promocionais, itens exclusivos, sorteios, concursos e acesso antecipado a um lançamento.  Esses atrativos também devem ser divulgados para atrair público para a live.

Faça sessão de perguntas e respostas

Fazer uma sessão de perguntas e respostas durante uma transmissão contribui para o aumento da confiança no seu produto e interação do público. Trata-se de uma oportunidade para os espectadores participarem efetivamente da transmissão e se sentirem emocionalmente envolvidos.

No entanto, procure se preparar para esse momento, pois se demonstrar incerteza ao tirar as dúvidas, gerará desconfiança na sua audiência. Você também pode questionar as pessoas sobre algo e solicitar que elas opinem e compartilhem suas experiências. Mas procure mencionar algum assunto que seja relevante para o live commerce.

Faça promoções exclusivas da live

Você atrai uma audiência mais disposta a adquirir o produto da sua loja, se oferecer promoções que realmente compensam. Isso significa que descontos, brindes ou qualquer outro prêmio ofertado na transmissão precisa ter utilidade para seu público-alvo.

As pessoas ficam mais interessadas em participar do live commerce, quando veem a possibilidade de obter algo exclusivo. Portanto, estude o perfil dos consumidores do seu negócio e procure conceder algo que seja relevante para eles.

Faça a comemoração do aniversário do e-commerce

Para aumentar o engajamento e a visibilidade da sua loja, aproveite ocasiões especiais e faça um live commerce. Realizar transmissões ao vivo, com frequência, muitas vezes costuma ser inviável, pois você precisa gerenciar diversos recursos. Além do mais, o cliente perderá o interesse, caso essa estratégia seja usada em excesso.

Contudo, utilizá-la raramente, não melhora o faturamento do seu negócio. Portanto, pensando manter um bom equilíbrio, considere datas especiais, como aniversário do seu e-commerce, feriados, lançamentos de produtos e outros. Fora isso, sempre verifique a possibilidade de empregar essa técnica em épocas de poucas vendas.

Live commerce possui muitas vantagens para sua loja virtual!

O live commerce consiste numa ferramenta incrível capaz de aumentar consideravelmente as vendas de uma loja virtual. Contudo, é importante seguir alguns passos para conseguir alcançar os melhores resultados. Sendo assim, lembre-se de focar no perfil do seu público-alvo, objetivos e no tipo de transmissão mais adequado.

Também use bons equipamentos, softwares e se prepare para o evento. Crie uma seção de perguntas e respostas que estimule a interação das pessoas. Além disso, faça a oferta de algum benefício que seja relevante para os espectadores. Com isso, você terá mais chances de vender e construir um relacionamento duradouro com os clientes.

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