Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo. |
E-book digital: Como criar?
O e-book digital é um formato de livro eletrônico que pode ser publicado na Internet. Depois, os usuários só precisam baixá-lo e acessar todas as informações de maneira prática e online.
O livro impresso continua sendo amado por muitas pessoas, mas o e-book surgiu para facilitar a leitura e torná-la mais acessível para todos. Na Internet, tudo é muito rápido, e isso mudou a velocidade com que a informação é entregue.
As empresas já descobriram que é fundamental criar conteúdos de valor para atrair os consumidores, construir uma imagem positiva, conquistar a confiança das pessoas e ajudá-las a resolver seus problemas.
Por essa razão, o marketing de conteúdo cresceu muito, e as marcas podem criar materiais de vários formatos e tamanhos, principalmente os textos. O e-book transforma esses conteúdos em algo muito mais profundo e detalhado.
Por conta disso, é utilizado como moeda de troca pelas organizações, que oferecem esses materiais em troca de algumas informações dos usuários, como nome e e-mail. Por isso, ele precisa fazer parte do planejamento de marketing.
Neste artigo, será explicada a relevância do e-book para os negócios, como utilizá-lo e quais são as vantagens que ele traz para as empresas.
Importância do e-book para os negócios
O e-book nada mais é do que um livro digital, focado na produção de conteúdos dos mais variados tipos. No universo corporativo, seu foco é falar sobre o mercado de atuação da empresa, operações e outros assuntos pertinentes.
Seu objetivo é demonstrar familiaridade e conhecimento da marca com aquilo que ela faz, além de divulgar de maneira criativa seus produtos e serviços. Ademais, essa estratégia traz resultados que aumentam a credibilidade da empresa.
Para aproveitar todas as suas vantagens, um fabricante de etiqueta bopp personalizada deve se atentar ao modo como distribui essa ferramenta.
É, em primeiro lugar, é fundamental que ele esteja adaptado às necessidades do usuário e totalmente acessível para os dispositivos móveis, tendo em vista que a maioria dos usuários acessa a Internet por meio deles.
Ao fazer isso, seu negócio vai conseguir transmitir informações, esclarecer dúvidas, construir sua credibilidade, conquistar a confiança das pessoas e ajudá-las de várias maneiras, sem necessariamente precisar vender alguma coisa.
O e-book está diretamente relacionado com as estratégias de marketing de conteúdo, e mesmo que seu objetivo não seja vender, acaba trazendo oportunidades de negócios por conquistar a confiança da audiência.
Só que, para colher bons frutos com esse investimento, é fundamental saber utilizá-lo do jeito certo.
Como utilizar o ebook
Para que esse material seja realmente capaz de converter visitantes em leads, é fundamental usar outras estratégias junto com ele, como um funil de vendas bem estruturado e a criação de boas chamadas para ação.
Depois de fazer isso, um escritório especializado em alugar endereço fiscal vai levar os visitantes para uma landing page, onde vão preencher algumas informações em troca do conteúdo.
Os dados solicitados devem ser aqueles que vão ajudar os vendedores a abordarem as pessoas no momento certo. Depois, é necessário escolher os canais corretos onde divulgar o e-book. Para entender como tudo isso funciona, veja o seguinte passo a passo:
Criar a landing page
A primeira coisa que você precisa fazer, é criar uma landing page para potencializar a divulgação do e-book, e ela deve ter os seguintes elementos:
- Título;
- Subtítulo;
- Descrição do e-book;
- Lista de benefícios;
- Imagem do e-book;
- Formulário;
- Chamada para ação.
O título deve chamar a atenção dos visitantes, enquanto o subtítulo explica um pouco mais sobre o que o usuário vai encontrar no e-book. Na descrição, coloque o motivo dele ter sido escrito e as vantagens que oferece.
Exponha entre três e cinco benefícios que o material traz, além de incluir uma imagem atraente do produto.
Para que os visitantes do site de uma clínica de exame bioquímico veterinário possam ter acesso ao e-book, é necessário que preencham um formulário com algumas informações.
Mas a marca precisa saber convencê-los a fazer isso, e a melhor forma é utilizando uma chamada para ação (CTA) estimulante.
Distribuir o material
Para que o conteúdo seja utilizado de maneira assertiva dentro de uma estratégia de inbound marketing, é fundamental saber distribuí-lo.
Os canais escolhidos precisam ser estratégicos, ou seja, aqueles onde a audiência está presente, isso porque o engajamento e a interação são elementos fundamentais nesse processo.
Ter um contato direto com a audiência ajuda a divulgar melhor o e-book e os canais estratégicos criam uma cultura forte e unificada que, além de atrair pessoas, as estimulam a divulgar o conteúdo.
Como um canal estratégico, um estúdio especializado em fotografia de eventos pode usar as redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook.
Divulgar o e-book
A divulgação do e-book precisa ser feita por meio de uma estratégia que vai promover o trabalho. Além das redes sociais, disponibilize o material no blog do negócio e no site institucional.
Impulsione as publicações por meio de campanhas pagas, pois isso vai fazer com que o e-book chegue ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas.
Não se esqueça de criar postagens no blog relacionadas ao assunto que está sendo discutido no material, pois isso vai fazer com que os visitantes se sintam interessados e queiram saber sobre o tema de maneira aprofundada.
Vantagens do e-book para as empresas
Agora que já foi detalhado como utilizar o e-book em suas estratégias digitais, este artigo abordará as vantagens que esse tipo de conteúdo traz para as companhias. São elas:
1. Alcance global
Distribuir materiais impressos sobre qualquer assunto, como dicas de sala planejada grande, não é fácil. Por outro lado, as estratégias digitais fazem com que este tema alcance um número muito maior de pessoas.
Além disso, as publicações impressas são muito mais caras, mesmo que seja apenas um folheto. O formato digital é bem mais acessível e barato, e sua marca pode impactar pessoas de qualquer lugar do mundo.
Tudo o que o usuário precisa é de uma conexão com a Internet para baixar o documento, depois disso, nem mesmo de Internet ele vai precisar para ler o conteúdo.
2. Maior liberdade criativa
Uma das principais características do e-book é a liberdade criativa que ele oferece para os criadores. A empresa se responsabiliza totalmente pela criação e controle de produção, além da distribuição e precificação do livro.
Ninguém vai impedir as ideias que você quiser colocar em prática e, mais do que isso, poderá divulgar o seu material para quem e onde quiser.
Ademais, se uma escola para criança lançou um e-book, mas quer fazer algumas alterações, é totalmente livre para fazer isso sempre que for necessário, independentemente do tempo em que o material foi produzido.
3. Edição e publicação simples
É extremamente simples e fácil editar e publicar um livro digital, não importando o assunto que será abordado. A diagramação de livros e manuais impressos é um tanto complicada e exige a colaboração de um profissional especializado.
Por outro lado, existem ferramentas para edição de e-books que não exigem nenhum tipo de conhecimento prévio por parte do usuário.
Por exemplo, uma confecção de camiseta uniforme empresa pode escrever o texto diretamente no editor. O formato final pode ser lido por qualquer tipo de dispositivo móvel, inclusive os smartphones.
4. Publicação rápida
O livro impresso depende de um processo de produção complexo, pois precisa ser diagramado página por página, ser enviado para a impressão e depois ter sua distribuição e divulgação trabalhadas por um tempo.
Isso não acontece rapidamente, ao contrário do e-book, que fica disponível nas plataformas que a corporação quiser em apenas algumas horas.
Na era atual de informação rápida, isso é muito importante. Ainda mais quando os temas são mais relevantes dentro de um contexto.
Por exemplo, se você estiver falando sobre os lançamentos de veículos deste ano, o material não pode ser publicado no ano que vem.
Em linhas gerais, por meio desse recurso, uma gráfica especializada em papel timbrado psicologia consegue manter sua audiência sempre bem informada e sem precisar gastar muito com isso.
5. Baixo custo
Por fim, outra grande vantagem dessa ferramenta é o fato de que ela possui um custo muito mais baixo do que as publicações impressas.
A marca não precisa se preocupar com alguns detalhes que os materiais impressos exigem, tornando a informação muito mais acessível, prática e barata.
Considerações finais
O e-book pertence ao marketing de conteúdo, uma estratégia de marketing digital fundamental para construir a imagem do negócio e sua presença na Internet.
Investir nesse formato é a melhor forma de conquistar a confiança da sua audiência e posicionar seus produtos e serviços como as melhores opções do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.