Dicas

O que é indispensável para ser um freelancer?

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

O que é indispensável para ser um freelancer?

Seja pela popularização das plataformas digitais ou pelo grande desejo de ser seu próprio chefe, cada vez mais pessoas no mundo estão optando por trabalhar por conta própria. Esse modo de captar os próprios clientes é mais conhecido como freelancer.

É possível ser um freelancer independente do grau de escolaridade, e esse retorno financeiro para quem opta por isso compensa muito se a pessoa se dedicar ao campo que atua.

Por isso, o artigo a seguir apresentará algumas vantagens de ser um freelancer, falará sobre a importância de ser um e dará algumas dicas de como se destacar nesse meio, confira!

Conheça as vantagens de ser um freelancer

Antes de conhecer as melhores dicas para se destacar nesse meio e entender o que é necessário para ser um freelancer de sucesso na sua área, seja de ensaio fotográfico ou qualquer outro nicho, confira as vantagens de ser um:

Horário flexível

Ter um horário flexível é ótimo para freelancers, até porque existem pessoas que preferem trabalhar e ser produtivos pela manhã e aqueles que preferem a tarde ou à noite para fazer seus trabalhos.

Além disso, decidir ter folga ou não aos fins de semana é escolha puramente do profissional, assim é possível ajustar a sua agenda com as atividades pessoais, como:

  • Estudar;
  • Cuidar da casa;
  • Ir para a academia;
  • Ter momentos de lazer.

Ter uma melhor gestão de tempo afeta de maneira muito positiva a vida pessoal, e para que isso dê certo o profissional freelancer de limpeza de escritório deve ter comprometimento.

O que significa que não é porque ele tem horários flexíveis que pode demorar a entregar um trabalho, ao contrário disso, quanto mais rápido fizer o serviço, mais poderá cuidar da vida pessoal.

Trabalhar de qualquer lugar

Trabalhar de qualquer lugar é uma das maiores vantagens de ser um freelancer, para quem opta por realizar suas atividades em casa, deve ter um bom espaço de home office.

Já quem não tem um espaço nem lugar exato, e realiza o trabalho de qualquer lugar do mundo, é chamado de o novo nômade digital.

Ambas as escolhas devem sempre ser guiadas pelo bom profissionalismo e bom planejamento para que o trabalho de freelancer seja um sucesso.

Maior produtividade

Quando o freelancer encontra o local certo para trabalhar, fica mais fácil se planejar e encontrar os melhores horários para efetuar suas tarefas, o que aumenta a sua produtividade.

O que pode não acontecer muitas vezes dentro de escritórios cheios de pessoas preocupadas em realizar tarefas o dia todo a todo momento.

Menor despesa

Os gastos que um trabalhador normal tem, como combustível para ir trabalhar, alimentação, entre outros, não se comparam a um freelancer que trabalha de casa e evita esses e outros gastos.

Mas mesmo em casa isso pode acontecer, como por exemplo, no caso de usar muito o ar condicionado e aumentar a conta de energia, por isso, é necessário se atentar a coisas como essas.

O home office também permite que a vestimenta seja mais leve, o que economiza na compra de roupas novas para um design gráfico trabalhar.

Potencialização dos ganhos

É fácil de entender que quanto mais um freelancer trabalhar maior será a sua renda no final do mês, mas não é recomendado pegar trabalhos demais.

Se não conseguir entregar a tempo isso pegará mal para sua imagem profissional, por isso se houver um bom controle disso, é possível potencializar ainda mais os ganhos.

Como se destacar nessa área

Em qualquer área profissional é necessário se destacar, e um freelancer precisa fazer isso mais ainda, e para ajudar nisso confira importantes dicas para ajudar nesse processo.

Formalize-se como freelancer

Um freelancer deve antes de tudo saber em que área deseja trabalhar e se aprimorar nessa arte de todas as maneiras possíveis.

Além de aprimorar seus conhecimentos é indicado abrir um MEI para oficializar tudo, e isso pode ser feito rapidamente online.

Assim os impostos pagos serão mais baixos, e os direitos trabalhistas, como afastamento médico e aposentadoria poderão ser alcançados.

Faça networking

Ter o contato de pessoas da sua área é importante tanto para quem tem um emprego tradicional quanto para um freelancer  que busca sucesso.

Quanto mais pessoas conhecerem os seus serviços, maiores serão as chances dele ser solicitado, independente do ramo que atua, seja selecionando pessoas para terceirização de serviços de copa ou outra área.

Por isso, compareça a eventos relacionados à sua área de atuação e mantenha contato com pessoas influentes que estão há mais tempo na área.

Crie um portfólio

Qualquer cliente tem muito mais interesse em um produto ou serviço quando ele tem provas concretas dos bons resultados que ele traz.

Então comece a criar o mais rápido possível o seu portfólio, e além de apresentar seus trabalhos nele coloque comentários positivos de antigos clientes que gostaram do seu trabalho.

Além disso, busque fazer uma boa apresentação dele, principalmente se o trabalho tiver algo relacionado a arte ou design.

Nesse caso crie categorias para melhorar a organização do portfólio, coloque sempre projetos mais recentes e lembre-se que a primeira impressão é a que fica, por isso foque em uma boa apresentação.

Encontre propostas de trabalho

Depois de realizar seis primeiros trabalhos e montar o portfólio perfeito, encontrar cada vez mais propostas deve ser o foco principal.

Para ajudar a ter um controle disso, no início de cada mês defina uma meta de clientes e não a ultrapasse, para poder realizar os projetos sem se sobrecarregar.

Encontrar clientes pode ser algo que ocorra de várias formas, como em grupos do Facebook, leads conquistados em um site ou até mesmo pela indicação de outras pessoas.

Saiba se promover

Não adianta nada ser um bom profissional e ninguém saber disso, mesmo que seja o melhor em criar sala planejada simples, as pessoas precisam conhecer seu trabalho.

E para que isso ocorra, é necessário focar em um bom plano de divulgação própria, por isso crie um perfil nas redes sociais que o seu público-alvo mais usa e mostre seus trabalhos e conhecimentos nela.

Na maioria das vezes só é necessário ver como o profissional trabalha para que o cliente se atraia pelos seus serviços e entre em contato.

Mantenha-se produtivo

Um freelancer tem um grande desafio que é tentar evitar ao máximo a procrastinação, não ter um horário definido para trabalhar pode ser uma mega vantagem, mas precisa ter disciplina.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é se organizar, sempre prezando pelo foco e pela organização na hora de realizar a fabricação de uma cadeira corporativa em casa.

Crie uma rotina para que as tarefas importantes sejam feitas nos tempos certos, assim é possível evitar deixar o trabalho para ser feito em cima da hora.

Importância de ser um freelancer

Com o avanço da tecnologia, está se tornando cada vez mais importante ter profissionais freelancers no mundo, pois as empresas que prezam por flexibilidade e agilidade estão atrás desse tipo de profissional.

Isso ajuda a diminuir o ambiente de trabalho de uma fábrica de totem mdf personalizado, que antes era necessário para alocar qualquer contratado da empresa.

Um profissional freelancer é importante para ajudar essas pessoas a terem mais liberdade, até porque como já mencionado eles podem moldar seu estilo de vida. Além de melhorar seus horários e de decidir para quais clientes ele quer trabalhar e quais ele não quer.

Existem plataformas que ajudam nisso e facilitam muito os processos de achar clientes, através delas é possível se conectar de maneira rápida e realizar práticas de atração solicitadas de forma segura.

Essa é sem dúvida uma verdadeira transformação nas relações trabalhistas conhecidas tradicionalmente, e por isso nos dias de hoje, é de grande importância que cada dia mais pessoas se tornem  freelancers de uma clínica de curativos.

É possível que em uma ou duas décadas a forma de trabalho como são conhecidas hoje sofram mudanças tão drásticas que fiquem irreconhecíveis, com isso, a figura do chefe sumirá da sociedade.

Considerações finais

Como é possível notar, existe uma infinidade de vantagens e oportunidades para quem deseja se tornar um freelancer, seja para aumentar a sua renda ou ter horários mais flexíveis.

E conquistar um espaço nesse meio é menos complicado do que parece, seguindo boas dicas e tendo disciplina é possível se destacar no ramo de motorista freelancer de táxi aéreo executivo.

Então para quem deseja ser um freelancer, não pode perder tempo, já deve começar a planejar a sua formalização, dando os passos iniciais para ter sucesso nessa nova e promissora forma de trabalhar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicação AnteriorPróxima Publicação