Dicas, Tutoriais

Demissões em massa aumentam em 2023 devido à expansão da inteligência artificial

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Demissões em massa aumentam em 2023 devido à expansão da inteligência artificial

Em primeiro lugar, o aumento das demissões em massa em 2023 em comparação com o ano anterior foi destacado em um relatório do Ecossistema Great People & GPTW. De acordo com a pesquisa “Tendências de Gestão de Pessoas”, 16,7% das empresas do país realizaram grandes rodadas de desligamentos, um aumento em relação aos 12,4% registrados em 2022.

Estudo feito pela CNN

Especialistas consultados pela CNN apontam vários motivos para esse movimento, incluindo o avanço da inteligência artificial (IA), pressão devido aos juros elevados e reorganização das empresas após a crise da Covid-19.

O estudo, conduzido entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, contou com 1.864 participantes de todo o Brasil e de empresas dos setores de Tecnologia, Indústria, Serviços, entre outros.

Daniela Diniz, porta-voz da pesquisa e Diretora de Conteúdo e RI do Ecossistema Great People & GPTW, destaca o impacto das demissões em massa, especialmente no setor de tecnologia, que teve uma grande demanda por profissionais durante a pandemia, mas que posteriormente enfrentou mudanças em suas estruturas.

Consequências da pandemia

“À medida que a pandemia foi perdendo força, o retorno ao trabalho híbrido e presencial ganhou impulso, e a inteligência artificial entrou em cena, reduzindo a demanda por profissionais que eram altamente requisitados durante os anos pandêmicos, levando as empresas a reajustarem seus quadros”, explica.

O relatório da GPTW destaca que, pela primeira vez em sua série histórica de seis anos, a saúde mental foi o principal desafio para a gestão de pessoas em 2023, mencionado por 36,9% dos participantes.

A pesquisa também revela que 96,9% das pessoas consideram a saúde mental e emocional um tema importante na gestão de pessoas. No entanto, menos da metade (47,2%) das empresas investe em métodos para cuidar de seus funcionários nesse aspecto.

Efeitos do isolamento social

Segundo a professora da FIA, a relação entre as demissões e a saúde mental dos trabalhadores é clara e se tornou mais evidente com os efeitos do isolamento social.

“Desde o início da pandemia, os casos de ansiedade, depressão, burnout e outros problemas mentais aumentaram significativamente, e as pesquisas mostram que esses indicadores ainda não melhoraram”, afirma Nakata.

Oportunidade para psicólogos e terapeutas

Se você atua na área da saúde, saiba que esta é uma excelente oportunidade para ajudar pessoas com seu serviço. Você pode montar um canal no YouTube e oferecer dicas práticas para quem passou por uma demissão repentina ou não esperada. Foque nas palavras-chave da sua audiência para essa dor e atraia pessoas interessadas no assunto no qual você tem propriedade.

Dessa maneira, além de ajudar, você pode expandir cada vez mais o alcance do seu serviço.

Profissionalize o perfil da sua empresa no instagram

Tenha uma biografia interessante, uma foto de perfil cativante e destaque os pontos fortes da sua marca. Mantenha uma frequência de postagem consistente para manter seus seguidores engajados. Utilize hashtags relacionadas ao seu conteúdo para aumentar a visibilidade das suas postagens.

Em suma, descubra outras técnicas de impulsionamento no instagram que vão te ajudar a vender mais sem nenhum tipo de investimento. Para descobrir como, baixe o nosso E-book gratuito e realize todas as ações destacadas e comece a vender mais hoje mesmo!

Baixar eBook grátis

 

Crie um site institucional

Criar site profissional

 

Criar um site profissional é uma parte essencial da estratégia de marketing digital de qualquer empresa, pois ajuda a aumentar a visibilidade, credibilidade e eficácia do seu negócio online. Um site profissional permite que sua empresa esteja presente online, o que é essencial nos dias de hoje, onde a maioria das pessoas pesquisa produtos e serviços na internet antes de fazer uma compra.

No entanto, ter um site profissional transmite uma imagem de credibilidade e confiança aos seus clientes em potencial, mostrando que sua empresa é séria e está comprometida em fornecer produtos ou serviços de qualidade.

Publicação AnteriorPróxima Publicação