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3 estratégias de retargeting
Retargeting é uma estratégia que consiste em mostrar anúncios segmentados a usuários que já interagiram com a empresa, e esses anúncios podem ser exibidos no site e em vários outros canais, como no caso das redes sociais.
Supondo que uma pessoa acessou o site de uma plataforma e-commerce, se realizar uma ação, o site instala um cookie em seu navegador para coletar dados de navegação deste usuário.
Se ele acessar a página de um produto e não finalizar a compra, por meio do retargeting, a empresa consegue encontrá-lo ao acionar o cookie.
Dessa maneira, ferramentas como Facebook Ads e Google Ads saberão o anúncio que devem mostrar, levando em conta o comportamento que o usuário demonstrou previamente.
Essa prática ainda ajuda a segmentar as campanhas e aumentar consideravelmente sua efetividade. No entanto, é muito comum ver pessoas, principalmente as que estão começando a investir agora, confundir o conceito de retargeting com remarketing.
Mas, essas duas práticas são diferentes e antes de trabalhar com qualquer uma delas, é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto.
Neste artigo, entenda a diferença entre remarketing e retargeting, a importância do retargeting para os negócios e de que maneira colocá-lo em prática.
Diferença entre remarketing e retargeting
Antigamente, retargeting e remarketing eram diferenciados porque o remarketing usava estratégias como e-mail marketing, ao passo que o retargeting utilizava anúncios.
Atualmente, os profissionais de marketing resolveram simplificar esses conceitos e passaram a considerar tudo o que é feito para atrair os usuários como remarketing.
No entanto, no que diz respeito ao retargeting, essa estratégia usa várias ações que identificam os usuários que já estiveram no site e mantém o foco em tentativas de impactá-los novamente para que eles consumam os produtos e serviços mais de uma vez.
Importância do retargeting
Essa estratégia é usada para mostrar anúncios segmentados, levando em conta interações anteriores de pessoas com a marca, tanto no site institucional quanto em outros canais.
Por exemplo, uma clínica veterinária pode visitar o site de um fabricante de vacina para animais e não finalizar a compra.
Com base em seus dados de navegação, o fabricante pode mostrar anúncios desses produtos em outras plataformas, como:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- LinkedIn Ads;
- Sites parceiros.
Por meio dessa prática, é possível mostrar anúncios altamente segmentados para indivíduos que já demonstraram interesse pelos produtos e serviços e fazê-los reconsiderar a compra.
Quando o usuário demonstra interesse em algum momento, pode ser que sinta a necessidade de voltar e finalizar a compra.
A linha de raciocínio é que quanto mais ele se lembrar das soluções, maior será a possibilidade de convertê-lo por meio de retargeting. Essa ação é importante por conta dos benefícios que traz, como:
Aumento das vendas
O princípio dessa estratégia é abordar as pessoas que já demonstraram interesse em encontrar a solução, cabendo à marca convencê-las de que não devem deixar essa decisão para depois.
Quando os anúncios são bem elaborados, é possível potencializar as vendas e impactar boa parte dos usuários que estão “esperando” para se convencer.
Reduz o custo de aquisição de clientes
Ao trabalhar com essa estratégia, o foco de uma empresa de monitoramento por meio de vídeos porteiros é mirar em quem já está pensando em contratar seus serviços, por isso, acaba reduzindo o custo de aquisição de clientes.
Considerando o funcionamento do funil de vendas, esta é a oportunidade perfeita de inserir o usuário no funil, mais precisamente no final da jornada de compra e fechar a venda rapidamente.
Fortalece a marca
Quanto mais contato uma pessoa tem com sua marca, mais forte será a impressão em sua mente. É preciso ser visto para ser lembrado e desejado, assim sendo, as estratégias de retargeting evitam que a memória visual se perca.
Ele também causa a sensação de que determinado centro de veterinários está em todo lugar, melhorando consideravelmente o modo como as pessoas enxergam a empresa.
Nesse sentido, investir nessa estratégia é importante para aumentar o brand awareness da organização em pouco tempo.
Mas, para aproveitar todos os benefícios dessa prática, é fundamental saber aplicá-la por meio das melhores ações.
Dicas para fazer retargeting
Agora que você já sabe o que é retargeting e por que ele é tão importante, chegou o momento de saber como colocá-lo em prática. Algumas ações que podem ser aplicadas ao seu negócio são:
1. Segmentar os usuários por ações
Os profissionais, ou pelo menos boa parte deles, cometem vários erros ao criar campanhas de retargeting. Muitas vezes, a empresa roda o anúncio no Facebook ou no Google para atingir visitantes do site nos últimos 90 dias.
Entretanto, se a plataforma recebe muitos acessos, não vale a pena alcançar todos os visitantes. Ademais, criar anúncios segmentados para todos aqueles que acessaram o site vai manter o conteúdo da mensagem muito genérico.
Uma pessoa pode ter acessado o site de um fabricante de divisória em alumínio e vidro para escritório apenas para ler um conteúdo e logo em seguida saiu. Do mesmo modo, outro visitante pode ter visualizado a página de um produto.
O que você precisa entender é que existe uma grande diferença entre esses dois usuários. Assim sendo, é muito importante criar anúncios segmentados por ações diferentes.
Por exemplo, a empresa pode criar uma campanha com a foto de um produto específico e que vai mudar de acordo com aquilo que o visitante visualizou em seu site.
É uma forma de acompanhar sua navegação e fazer ofertas compatíveis com aquilo que ele realmente está procurando.
2. Anúncios baseados em engajamento
Por meio das estratégias de retargeting, a carteira de habilitação especial hérnia de disco pode criar anúncios para gerar leads, com base em seu nível de engajamento nas páginas do Facebook.
Esses anúncios funcionam por meio de formulários que entregam iscas digitais e ajudam a captar leads. Quando o usuário clica no link, é levado para uma página dentro do próprio Facebook, contendo um formulário.
Trata-se de uma ferramenta muito eficiente porque as pessoas não são obrigadas a saírem da rede social para informar seus dados e receber a isca. Consequentemente, as taxas de conversão serão muito maiores.
Mesmo assim, muitos gestores e empreendedores se perguntam por que devem criar anúncios segmentados, baseados no nível de engajamento.
A resposta para esta pergunta está no fato de que as pessoas que se engajam com as empresas são usuários ativos das plataformas e que possuem um relacionamento prévio com a marca.
Pensando por esse lado, faz todo sentido tentar alcançá-las por meio de campanhas de retargeting. Justamente, por isso, para um fabricante de barraquinha de pastel completa, essa estratégia é fundamental para o planejamento de marketing digital.
Ela ajuda a melhorar os anúncios na internet e facilita as vendas, mas isso depende do quanto o visitante de seu site está engajado com a marca.
3. Segmentar por clientes atuais
Outra estratégia que funciona é segmentar os clientes já existentes, anunciando apenas para pessoas que converteram ou que já não compram com o seu negócio há um bom tempo.
O propósito dessa ação é fidelizar ainda mais a audiência, tendo em vista que ela é formada por pessoas mais propensas a comprar, uma vez que tiveram uma experiência positiva no passado.
Mas, veja, neste caso, estamos falando de pessoas que procuraram uma clínica de ultrassom para animais tempos atrás e não retornaram mais.
Embora a experiência tenha sido positiva, esses consumidores simplesmente não voltaram a procurar a marca, mas vale a pena segmentar esse público para despertar novamente o desejo de compra.
Nesse sentido, não vale a pena criar campanhas de retargeting com clientes que compram regularmente, afinal, eles estão sempre em contato com a empresa e precisam ser trabalhados por meio de outras estratégias.
No que tange ao retargeting segmentado por clientes atuais, o foco deve ser aqueles que não convertem há um bom tempo ou até mesmo pessoas que não respondem às campanhas enviadas por e-mail.
Uma empresa especializada em reformas de fachadas vai retomar o contato com essas pessoas por meio dessa estratégia, aumentando o número de conversão entre aqueles que já conhecem os serviços prestados por ela.
Considerações finais
Portanto, já parou para pensar em quantas oportunidades o negócio pode perder por simplesmente não procurar visitantes de suas páginas que não foram convertidos?
Os profissionais de marketing sabem muito bem que o usuário que acessou a página de produtos e não finalizou a compra é um cliente em potencial. Ele está interessado, mas de alguma forma acabou adiando a compra.
As marcas devem aproveitar essa oportunidade, e a melhor ferramenta para fazer isso são as estratégias de retargeting. Agora que você já sabe como aproveitá-las, vai melhorar as vendas e a imagem da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.