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Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) e como isso se encaixa no meu negócio?
Existem muitos artigos que estão mencionando a nova atualização da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas o que é difícil de entender é realmente o que ela vai impactar, como ela se encaixa no nosso negócio, quais as mudanças e como fazer para se adequar a essa nova “regra”. Exatamente por isso nós criamos esse post totalmente preparado e fora dos termos jurídicos que estamos cansados de tentar entender e interpretar.
Você precisa saber que:
Dados pessoais usados para fazer Remarketing, Leads e campanhas patrocinadas pelas ferramentas Facebook, Instagram e Google podem capturar através de um pixel por exemplo, as suas informações como perfil, nome e e-mail. Oque dentro da Lei entra no artigo que considera essas informações capturadas como “Dados pessoais”. Ou seja, dado pessoal é tudo que pode identificar você de forma objetiva como por exemplo: Nome, sobrenome CPF, telefone entre outros.
Os consultórios médicos também já estão se atualizando e aderindo aos registros eletrônicos, portanto, a LGPD se torna ainda mais importante. Além de contar com os dados pessoais, é possível ter acesso aos prontuários, como por exemplo de um paciente que realizou uma extração de dente ou até mesmo fez a manutenção do seu aparelho transparente. Ou seja, esse documento possui informações clínicas que ninguém, além de um médico deve ter acesso.
Um exemplo simples de como funciona:
Por isso essa lei foi criada, pois os dados pessoais é uma grande riqueza, é como você ir em uma padaria hoje, e o padeiro entregar o pão na sua casa no dia seguinte, você vai se perguntar: “Ué, como ele já sabe onde eu estou e está me mandando o pão agora nesse mesmo horário?” Isso porque no momento que você entrou na padaria, os seus dados foram absorvidos, sacou?
Tá, mas o que eu devo fazer se eu capturo esses dados?
Captura oculta:
Se você usa algum tipo de captura de leads, como o pixel do Facebook, Chatboot, Analytics ou alguma outra ferramenta que armazena o perfil dos visitantes do seu site de forma oculta, sem o visitante saber de forma clara e específica que no momento que ele visitou o seu site ele já entrou em sua base de dados, você deve deixar isso evidente dentro do seu site.
Não sei se você observou, mas quase todos os sites adicionaram um pop-up ou algum aviso de cookies. Isso quer dizer que a partir de agora os visitantes estão cientes dessa captura, e ele pode aceitar, ou simplesmente sair do site.
Captura com o consentimento:
Agora se você pede o nome e e-mail do seu cliente para baixar um artigo, de forma que o seu cliente ou visitante tem a opção de preencher ou não, ele já está sabendo que os dados dele estão sendo armazenados, mas isso não impede você de adicionar uma checkbox, ou um link para um “Políticas” e lá explicar para qual finalidade será usado aqueles dados, isso reforçará ainda mais que você não tem má intenção e que tudo é apenas para marketing e publicidade.
Crie por exemplo, um prazo de armazenamento desses dados, coloque que após 90 ou 120 dias todos os dados armazenados são destruídos, ou explique que nenhuma informação será vazada ao preencher todos os campos. Passe segurança no seu documento, use desse aviso para tranquilizar a pessoa que pretende preencher aqueles campos.
Conclusão:
Em resumo você deverá avisar a partir de agora que você está capturando os dados, e que eles não serão vazados. Explique qual a finalidade da captura. Também é bom frisar que você não esconde a informação que está usando um pixel de captura de informações pessoais, beleza?
Qualquer dúvida ou algo que tenha ficado confuso você pode colocar nos comentários! 😀
Se precisar de algum profissional para colocar um pop-up explicando sobre a LGPD no seu site com uma configuração de cookies anexado a um documento você pode entrar em contato conosco.
Abraço!