Dicas

8 motivos para o seu negócio ter um chatbot

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Chatbots estão por toda parte. Em sites, nas redes sociais e até em aparelhos eletrônicos como a Alexa, da Amazon. Se você tem um negócio, e ainda desconhece o que é um chatbot, é melhor se atualizar. Em resumo, chatbots são assistentes virtuais, programados através de inteligência artificial, capazes de relacionar-se com humanos por meio de uma conversa.
O Brasil já tem exemplos famosos. É o caso da Lu, a atendente virtual da Magazine Luiza. Hoje, ela está em todas as plataformas digitais da empresa, como no e-commerce e no Facebook. Além disso, assim como outras companhias, a gigante do varejo está ainda no WhatsApp, uma das ferramentas mais usadas para a construção de chatbots. Afinal, este aplicativo de mensagens está presente em 99% dos smartphones brasileiros.

Abaixo, você confere 8 motivos para o seu negócio ter um chatbot. 😀

1 – Atendimento automático

Toda empresa, pequena ou grande, tem a exigência de oferecer diferentes tipos de informações para os seus consumidores. Muitas vezes, as perguntas feitas por eles são repetidas. Isso significa que inúmeros clientes procuram pelas mesmas respostas, todos os dias. Eles querem saber sobre a entrega, os sabores de uma pizzaria, as cores dos tênis, entre outras solicitações.
Quando esse atendimento é feito por pessoas, é necessária uma quantidade considerável de funcionários apenas para essa função. Por outro lado, apenas um chatbot pode responder inúmeras vezes essas questões mais frequentes. Para milhares de consumidores, sem ordem de chegada ou fila de espera.

2 – Baixo custo

Como citado acima, só para solucionar a demanda diária dos clientes, é necessário empregar uma equipe de atendentes especializados. Com os chatbots, além ser desnecessário, você pode economizar também com o desenvolvimento do sistema. Criar um chatbot é barato, e muitas companhias já o apresentam em uma versão gratuita. Basta você realizar o cadastro e desenvolvê-lo de acordo com as suas exigências.

3 – Aumento das vendas

Imagine que você seja dono de uma loja especializada em fones de ouvido. Seu cliente em potencial, para compreender mais sobre um produto, deve visitá-la em horários e dias específicos.
Mas se ele se interessar por um item durante a madrugada de sábado para domingo? É nesse momento que os chatbots entram em ação.
Com um assistente virtual, o consumidor pode tirar dúvidas e, quem sabe, até receber descontos. Caso a loja também seja virtual, o interessado pode concluir a compra de imediato. Desta forma, o estabelecimento tem a chance de conquistar o cliente no momento em que ele está mais encantado pelo produto. Sem a necessidade de aguardar até a próxima segunda-feira.

4 – Rapidez

Se você já ligou para algum serviço de teleatendimento de companhias de energia ou bancos, sabe o quanto a espera pelo atendente por vezes é demorada. Essa pode ser a razão dos chatbots estarem por toda a parte. Quando o cliente inicia uma conversa com um assistente virtual, o diálogo começa imediatamente. Além da velocidade, ao proporcionar uma experiência melhor, qualquer empresa tem a oportunidade de aumentar a fidelidade do consumidor.

Se você possui uma página no Facebook de sua clínica odontológica, por exemplo, e algum possível cliente tenta entrar em contato para saber quanto custa um clareamento dental ou como é realizado o procedimento de lente de contato dental, é interessante que ele já obtenha a resposta de maneira rápida e simples. Marcando presença na memória do consumidor ao proporcionar uma ótima experiência.

5 – Presença Online

Existe uma regra básica no mundo dos negócios: você deve estar onde o seu cliente estiver. Hoje, no Brasil, existem mais smartphones do que pessoas. Isso revela que cada vez mais os consumidores preferem executar as tarefas do dia a dia pela Internet. Por este motivo, o chatbot se mostra como uma solução muito eficiente. É um meio instantâneo de atender os clientes e passar as melhores soluções.

6 – Aumente a confiança dos clientes em sua empresa

Ao contratar um produto ou serviço, qualquer consumidor faz um exercício de fé. Mesmo sem ter relações interpessoais com quem expõe a oferta, o cliente aguarda ter o pedido dele atendido. Sim, esse é um dos benefícios de uma sociedade de mercado. É por isso que milhões de pessoas, por exemplo, pedem comida por meio de aplicativos, sem ter a menor ideia de quem seja o cozinheiro. Protegidos por leis e normas específicas, consumidores e fornecedores tem a tranquilidade para fechar negócios.
Não à toa, a reputação é um dos traços mais importantes para qualquer companhia. Com os chatbots, o cliente tem a oportunidade de entender um pouco mais sobre sua empresa. Esse vínculo permite que ele tenha mais convicção em buscar pelas soluções que você oferece. Ao ser bem atendido, o normal é que ele volte, e ainda indique você para outras pessoas. O que resulta no crescimento do seu faturamento e, por consequência, dos lucros.

7 – Os mais jovens amam chatbots

O chatbot é um ótimo recurso para sua companhia se aproximar do público mais jovem, principalmente adolescentes. Diferente do público acima dos 50 anos, que ainda tem alguma resistência ao universo digital, os consumidores que se encontram abaixo dessa faixa-etária estão muito mais dispostos a negociar com empresas íntimas das novas tecnologias.

8 – Melhore a experiência do consumidor

Com o chatbot, você evita uma atitude passiva do consumidor quando ele visita o seu site. Ao implementar um assistente virtual, o cliente pode interagir da forma que achar melhor, seja com perguntas, seja ao conhecer novos detalhes sobre cada produto ou serviço. Além disso, o chatbot é uma maneira de se comunicar com seus consumidores muito mais simpática do que um pop-up ou um e-mail marketing.

Por Pedro Ribeiro – redator da amoCRM
Publicação AnteriorPróxima Publicação