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A inovação ocorre a todo instante, produtos e serviços ficam em alta e de repente saem do mercado rapidamente.
Percebemos que ao haver mudanças, os ciclos econômicos se encurtam tendo que recorrer a necessidade de estar sempre criando soluções diferentes para que haja crescimento empresarial e do marketing.
A gestão de inovação é algo que gera competitividade no mercado, sendo essencial para o crescimento dentro dessa área tão ampla de negócios.
Antes de desenvolver um modelo de inovação, é essencial ter um crm para entender qual o público em que você está trabalhando, para consequentemente ter êxito nos negócios.
Entender sobre o seu público-alvo é mais fácil de estar administrando a gestão de inovação, fazendo estratégias específicas e que realmente deem certo nesse meio.
É importante estar se renovando sempre para que o negócio consiga sobreviver, geralmente quem não faz isso não mantém uma empresa funcionando por muito tempo, podendo fracassar futuramente.
Se você quer entender sobre como funciona a inovação e quais as ferramentas que nunca saem do mercado, continue a leitura.
O que é inovação aberta?
A inovação pode ser imaginada por muitos como uma que utiliza técnicas exclusivamente atreladas aos recursos internos, porém não há só esse modo para se inovar, uma das estratégias mais usadas nesse meio é a inovação aberta.
Antes de falarmos sobre o que é a inovação aberta, é importante entender como ela surgiu. Pode-se dizer que esse conceito foi criado por um pesquisador cujo nome é Henry Chesbrough, responsável por diversas das pesquisas realizadas em Harvard.
A inovação aberta, também conhecida como open innovation, tem como ideia promover formas colaborativas e variadas para o envolvimento de partes externas empresariais, como, por exemplo, os fornecedores, clientes, órgãos públicos e pequenas empresas como as startups.
Com um crm software facilitando todo o processo de inovação aberta, pois por si só ela já é um conceito que representa mudança no mindset dos empreendedores, pois seu princípio é permitir gerar valor a empresa compartilhando conhecimentos, sendo benéfica em todos os quesitos.
Com a inovação aberta, integra-se diversas partes da empresa para que gere valor a mesma e para a sociedade.
Inovação aberta x inovação fechada: quais as diferenças?
Existem diferenças entre a inovação aberta e a inovação fechada e isso é percebido na forma que ambas são criadas.
Na inovação fechada há invenções, ideias e pesquisas que são gerados dentro da própria empresa.
Esse tipo de inovação é um exemplo de como esse conceito é feito dentro das próprias organizações, para um ritmo de desenvolvimento que acontece exclusivamente nas startups e isso pode ser percebido por: departamentos de pesquisas, promovendo as inovações tecnológicas dentro da empresa, e tecnologias de processos sob controle empresarial;
Porém todos os trâmites ocorrem se for cumprido alguns requisitos, que é onde é necessário profissionais qualificados para lidar com esse tipo de processo.
Geralmente é preciso investir um pouco mais em colaboradores com qualificação, tendo um alto custo de aplicação monetária, porém com resultados maiores.
Já no caso da inovação aberta, é necessário que a empresa use recursos externos, ou seja, fora dos recursos empresariais, fazendo uso da tecnologia, integrando vários setores de outras empresas como colaboradores, fornecedores e clientes.
Entendendo as diferenças entre ambas, podemos dizer que a inovação fechada usa os recursos da própria empresa, já a inovação aberta explora recursos externos.
Esses dois modos de inovação geram muito sucesso nos negócios, juntamente com um pipeline de vendas é possível ter uma empresa em amplo crescimento.
Qual a importância de investir em gestão da inovação?
É preciso inovar em ferramentas para que haja vantagens dentro dos negócios e, com isso, acontecem diversos benefícios entre eles estão:
- Vantagem competitiva;
- Auxílio em atrair talentos;
- Abre novos mercados;
- Melhora a experiência do cliente.
É imprescindível se renovar e atualizar ferramentas que levem ao crescimento empresarial, tendo um benefício de competitividade com outras empresas para se manter em destaque.
Investir em ferramentas que levem uma experiência nova para o cliente é algo totalmente inovador e que faz a diferença, assim como ferramentas de design para melhorar a identidade visual.
Com crm vendas, é possível conseguir entender qual o processo completo em que o lead tem passado e se interessado pelos seus produtos e serviços, podendo levar ele ao time de vendas já sabendo de seus interesses, concluindo vendas e fidelizando clientes.
É importante entender o caminho que o potencial cliente passa antes de chegar no ponto de venda, por isso o controle de leads tem sido essencial para esse processo.
Usando as ferramentas certas que trazem melhoria ao cliente tanto para retê-los como para manter uma imagem de destaque, é a forma de sucesso de inovação.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.