Marketing, Serviços, Tutoriais

Como ser um redator freelancer: Portfolio, Escrita e Muito Mais!

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Redator Freelancer

Em dúvida sobre como ser um redator freelancer? Veja aqui dicas para saber por onde começar e maneiras de melhorar seu desempenho nessa profissão.

Vale a pena ser um redator freelancer?

Trabalhar de casa, com horários flexíveis, numa atividade que envolve o hobby de escrever são algumas das razões para alguém querer ser um redator freelancer. Nessa profissão quem possui o talento de encantar as pessoas por meio da escrita tem sucesso. No nicho de marketing de conteúdo existem inúmeras oportunidades.

Aqueles que conseguem se estabelecer no mercado ganham salários iguais ou melhores do que os profissionais que atuam com registro em carteira. Enquanto outros utilizam essa ocupação para conquistar um dinheiro extra e aumentar sua renda. De forma geral, trata-se de uma função que traz alguma compensação.

No entanto, para ingressar nesse ramo e se manter como redator freelancer é necessário vencer alguns desafios. Sendo assim, este texto mostrará oito dicas para que você saiba por onde começar. Também serão apresentadas algumas informações úteis que lhe ajudarão a ser bem sucedido na área. Então, boa leitura!

Como começar a ser um redator freelancer

Quais as habilidades que você precisa desenvolver para ser um bom redator e encontrar com frequência trabalhos como freelancer? Veja as oito recomendações abaixo e descubra a resposta para essas questões.

Pense em investir em uma certificação em inbound marketing

O inbound marketing é uma modalidade em que redatores freelancers criam textos cativantes capazes de estimular as pessoas a decidirem pela compra de um produto.  Nessa área, você encontrará várias oportunidades para trabalhar tanto com empresas como empreendedores individuais.

Site como Hubspot e Rock Content oferecem cursos gratuitos com certificados, porém o ideal é investir no curso completo para aprender a ser bastante habilidoso nessa categoria. Aliás, não deixe de mencionar essa certificação no seu portfólio e currículo do LinkedIn, pois muitos contratantes fazem buscas com esse termo.

Tenha uma rotina bem definida

Trabalhar de casa, sem um chefe para supervisionar e na hora que quiser pode ser algo ruim para quem não tem autodisciplina. Um redator freelancer ganha por texto que ele produz e os clientes esperam que o serviço seja entregue no prazo acordado. Então, observe em quanto tempo aproximadamente consegue montar um artigo com qualidade.

Considere utilizar ferramentas que ajudem aumentar a produtividade, como FocusWriter, Trello e Clockify. Organize um calendário bem estruturado para fazer o gerenciamento de contratadores e projetos. Também reserve tempo para lazer, evite que sua vida profissional interfira no lado pessoal.

Pratique a sua escrita

Um redator iniciante que não escreve bem, não sabe desenvolver diferentes tipos de textos, terá menos chance de conquistar bons trabalhos como freelancer. Mas um jeito simples de contornar esse problema é desenvolver textos em diferentes modalidades para praticar e demonstrar seu talento para os clientes.

Considere ainda a possibilidade de realizar alguns projetos voluntariamente com outros profissionais experientes. Essa estratégia costuma ser eficaz para conhecer a rotina de uma redação, aprender diferentes conteúdos e obter o feedback de pessoas qualificadas. Além disso, não deixe de estudar e se atualizar, pois a área vive em constantes mudanças.

Tenha um bom domínio do português

Hoje em dia, existem plataformas, como LanguageTool, Word, Google Docs e outros que têm excelentes recursos de correção de ortografia e gramática. No entanto, mesmo com essas revisões é possível encontrar textos com erros desse tipo até em grandes jornais. Mas você diminui esses riscos se tiver um bom conhecimento na língua portuguesa.

A leitura frequente de livros, revistas, jornais e artigos online com certeza ajuda a melhorar a escrita. Ao realizar revisões, procure observar em quais aspectos você costuma se equivocar. Além disso, quando ficar em dúvida, evite o truque de reescrever a frase de outro modo, faça a pesquisa para descobrir qual é a maneira certa, não deixe de aprender.

Faça parte de uma plataforma de redatores

Um jeito fácil de conseguir trabalhos como redator autônomo é por meio de sites voltados para freelancers e clientes negociarem esses serviços. Entre as principais plataformas estão a Contentools e a Rock Content. Você deve ser aprovado em um teste para se cadastrar nelas, mas há um material de aprendizado gratuito que facilita a aprovação.

Outras opções são o 99Freelas e a Workana que diariamente oferecem diversos projetos para iniciantes. Eles funcionam com planos pagos, porém existe um pacote gratuito que permite enviar algumas propostas aos contratantes. É aconselhável que crie uma conta em todos os portais, assim aumenta suas chances de conquistar boas oportunidades.

Tenha um bom portfólio

O portfólio consiste num conjunto de amostras de trabalhos que você realizou para sites. Ele serve para que os contratantes tenham uma noção do que esperar de seus serviços. Textos fictícios também podem ser incluídos nesse arquivo, mas o ideal é utilizar material profissional, pois isso aumentará a credibilidade no seu talento.

Procure montar esse documento de modo bem estruturado com links para as seções. Lembre-se de separar o conteúdo por categorias, como blogs, artigos, campanhas publicitárias e redes sociais. Apresente-se brevemente, inclua depoimentos e destaque suas conquistas. Também não deixe de deixar seus contatos bastante visíveis.

Procure por temas que você seja próximo

Será mais fácil e rápido desenvolver textos com temas que você tem algum conhecimento. Na maioria das vezes, ser um redator freelancer especializado em um determinado assunto ajuda a ganhar mais. Ao se concentrar em uma única área com o tempo, sua necessidade de fazer pesquisas diminui e sua produtividade cresce.

Categorias, como tecnologia, finanças, saúde, turismo e marketing digital possuem bastante concorrência. No entanto, tem crescido a procura por profissionais que entendam de blockchain, criptomoedas, Inteligência artificial, sustentabilidade, telemedicina e outros. Então, considere esses novos segmentos para buscar mais oportunidades.

Faça um MEI

Ser um redator freelancer com o registro de Microempreendedor Individual (MEI) traz mais benefícios. Com essa formalização você poderá emitir nota fiscal, por isso terá mais possibilidade de fechar contratos com empresas que exigem esse requisito. Isso demonstra seriedade e responsabilidade na prestação do serviço.

Além disso, ao pagar as parcelas do carnê do INSS como MEI, depois de um ano é possível ter acesso ao auxílio doença. Outras vantagens incluem o acesso ao auxílio à maternidade e a contribuição para a aposentadoria. Trata-se de uma ótima estratégia para quem pretende exercer a atividade de redator de modo profissional.

Dicas para um redator freelancer

Se manter no mercado como redator freelancer exige um pouco de dedicação e esforço. Sendo assim, acompanhe abaixo seis dicas para que você prospere nesta carreira.

Tenha bons equipamentos para trabalho

Não adianta ser um redator habilidoso que escreve textos com qualidade e rapidez, e usar um computador lento e que trava muito. Qualquer freelancer que possui baixa produção geralmente ganha menos. Então, caso você não tenha um bom equipamento veja também Os Melhores Notebooks para trabalhar.

Além disso, o profissional dessa área precisa se cuidar para não desenvolver problemas de saúde. Por exemplo, utilizar uma cadeira e mesa ergométrica previne doenças e dores nas costas, pulsos e ombros. Um monitor externo ajuda a cuidar da visão e endireita a posição do pescoço. Aliás, para ver ótimos modelos, confira Os Melhores Monitores IPS.

Procure ter um lugar calmo e sem distrações para o trabalho

Ser produtivo num ambiente barulhento com muitas distrações é praticamente impossível, principalmente quando se está começando. Portanto, procure encontrar um local silencioso onde as pessoas não vão lhe interromper. Caso isso não seja possível, considere investir em fones de ouvido com tecnologia de cancelamento de ruído.

Lembre-se ainda de manter seu celular distante desse lugar e se tiver que falar com clientes, verifique a possibilidade de usar um smartphone só para o trabalho. Outro detalhe importante é que a temperatura do lugar tem que ser agradável, do contrário você não conseguirá se concentrar devido ao excesso de calor ou de frio.

Adapte seu portfólio para cada cliente

Uma estratégia inteligente para demonstrar sua habilidade de produzir diferentes tipos de conteúdo é ajustar seu portfólio de acordo com o tipo do cliente. Verifique qual o perfil dos contratantes que podem se interessar pelos seus serviços. Avalie o ramo em que atuam, tom de voz com que se comunicam com o público e o formato de conteúdo que eles usam.

A partir daí, separe trabalhos relevantes que tenham relação com o que cada contratado procura. Ao montar o arquivo use a forma de linguagem, fonte e até cores que devem agradá-los.  Além disso, inclua os resultados das suas publicações, como o número de curtidas, comentários, quantidade de leitores que visitaram a página etc.

Inclua comentário dos seus clientes no portfólio

Sempre que realizar um trabalho que o cliente gostar bastante, peça permissão para divulgar a informação no seu portfólio. Acrescente as melhores opiniões no seu portfólio junto com os resultados alcançados como curtidas, comentários e outros. Essa tática ajuda a tirar a insegurança que novos contratantes podem ter.

Ao escolher os depoimentos dê preferência por aqueles que demonstram claramente que são sinceros. Diversifique, mostre as opiniões de pessoas com diferentes características para destacar sua competência. Mas seja cuidadoso ao incluir referências de uma empresa concorrente e evite declarações genéricas.

Não deixe de buscar trabalhos de redação em redes sociais

Apesar das plataformas com serviços para freelancer serem o melhor meio para encontrar oportunidades, as redes sociais também consistem numa boa opção. Se você fizer uma pesquisa no LinkedIn com o termo “redator freelancer”, visualizará várias vagas. No Facebook, é possível entrar em contato com outros profissionais da área.

Basta fazer uma pesquisa por grupos com palavras, como “trabalho de redação freelance”. Nesses espaços, além de informações úteis sobre a área, vira e mexe aparecem oportunidades. Manter uma conta comercial nas redes sociais da mesma forma ajuda a divulgar seu serviço a contratantes que queiram conteúdo para essas plataformas.

Esteja sempre atualizado sobre temas relevantes

Na profissão de redator freelancer mudanças acontecem com frequências. Novas tendências afetam o marketing de conteúdo, as técnicas de SEO e o interesse das pessoas. Por causa disso, o profissional que não se atualiza perde espaço no mercado. Portanto, não se esqueça de acessar a documentação do Google sempre que possível.

Acompanhe as publicações de sites, interaja com comunidades e fóruns especializados na área. Siga outros profissionais que possuem uma experiência ampla em nichos que são do seu interesse. Além disso, não deixe de estudar, faça cursos de atualização, participe de conferências, webinars e workshops, envolva-se o máximo que puder com esse setor.

Entenda como e o que precisa para ser um redator freelancer e comece a trabalhar!

Trabalhar como redator autônomo costuma ser uma atividade gratificante, mas é importante que você se prepare para encontrar clientes. Lembre-se de investir em uma certificação de inbound marketing, estabelecer uma rotina e aprimorar sua escrita. Monte seu portfólio e se cadastre em sites com trabalhos para freelancers.

Também se organize para obter bons resultados na profissão, use equipamentos adequados e fique num ambiente tranquilo. Ajuste seu portfólio a diferentes tipos de clientes com depoimentos e mantenha-se atualizado. Assim, no longo prazo será possível construir uma carreira de sucesso.

 

Publicação AnteriorPróxima Publicação