Saúde

Como a Dedetização Contribui para a Prevenção da Dengue

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Como a Dedetização Contribui para a Prevenção da Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A prevenção da dengue envolve a eliminação dos criadouros do mosquito, o que pode ser feito através de medidas simples, como a dedetização de residências e ambientes públicos.

A dedetização é um processo de controle de pragas que visa eliminar insetos como mosquitos, baratas, formigas e outros, que podem transmitir doenças e causar incômodo. No caso da dengue, a dedetização é especialmente importante, pois o Aedes aegypti se reproduz rapidamente e pode transmitir o vírus da dengue em poucos dias.

A importância da Dedetização para a Prevenção da Dengue

Em primeiro lugar, a dedetização para controle do Aedes aegypti geralmente envolve a aplicação de inseticidas em áreas propensas à reprodução do mosquito, como caixas d’água, vasos de plantas, calhas e outros locais onde a água pode ficar acumulada. Além disso, é importante adotar medidas preventivas, como a eliminação de recipientes que possam acumular água, o uso de repelentes e telas de proteção nas janelas.

Jitec Dedetizadora

É importante ressaltar que a dedetização para controle da dengue deve ser realizada por profissionais qualificados, seguindo as recomendações e normas de segurança estabelecidas, como a empresa Jite Dedetizadora. Além disso, a população deve estar atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, e procurar atendimento médico em caso de suspeita da doença.

Portanto, a dedetização é uma importante medida de prevenção da dengue, que aliada a outras ações, como a eliminação de criadouros e o uso de repelentes, contribui para a redução dos casos da doença e para a proteção da saúde pública.

Casos de dengue no Brasil em 2024

No ano de 2024, o Brasil já contabiliza 1.342.086 casos de dengue, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Até o momento da última atualização, às 15h38 de sexta-feira, 363 pessoas perderam suas vidas devido à doença, enquanto outras 763 mortes estão sendo investigadas.

No entanto, o total de casos deste ano já representa 80% do número total de infecções registradas em 2015, que foi o pior ano desde o início do registro em 2000, com 1.688.700 casos. Especialistas alertam que o pico da dengue no país ainda não foi atingido, o que significa que a situação pode se agravar antes de melhorar.

Taboão da Serra está se protegendo

Taboão da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. A cidade está muito abaixo da média nacional de casos de dengue, resultado do trabalho da Secretaria de Saúde. A média nacional de casos de dengue vem aumentando.

A média atual é de 201 casos para cada 100 mil habitantes. Para ser considerado uma epidemia, é necessário que qualquer cidade do Brasil tenha 300 casos para cada 100 mil habitantes. Atualmente, Taboão da Serra tem 99 casos confirmados, o que representa a metade da média nacional e um terço do necessário para caracterizar uma epidemia.

Em suma, esse bom resultado também é atribuído às equipes especializadas em dedetização, como a empresa Jitec Dedetizadora. A Jitec Dedetizadora atua na área de dedetização no combate e prevenção da dengue desde 2012 em São Paulo, Taboão da Serra e Cotia.

Para conhecer melhor o trabalho da Jitec, clique aqui e acesse o site.

 

Publicação AnteriorPróxima Publicação