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4 dicas de como alavancar seu próprio site
Alavancar o próprio site não é uma tarefa fácil, principalmente, quando diversas empresas e pessoas utilizam essa ferramenta para vender seus produtos, serviços ou fazer relatos pessoais a respeito de seus cotidianos.
Todas as pessoas querem que o número de visitas em seu site cresça constantemente, para que o conteúdo produzido atinja uma quantidade maior de pessoas.
Produzir um conteúdo é algo que demanda os mais variados tipos de investimentos, como tempo e dinheiro.
O valor varia de acordo com o intuito do site, mas não chega a ser alto como colocar um piso de estacionamento.
Portanto, quando o número de visitas não é expressivo e não retorna ao proprietário do site os investimentos feitos, a reação mais comum é a de frustração.
Mas, isso é apenas uma possibilidade dentre tantas quando falamos sobre sites online. Com uma boa estratégia é possível alavancar o número de visitas mensal.
Dessa forma, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de site, a importância de criar estratégias de posicionamento de sites e 4 dicas para aumentar a quantidade de visitas.
O que é um site?
O site, também conhecido como website, é um conjunto de páginas online disponibilizadas em um servidor, que as organiza e permite o acesso de um público geral ou específico.
Web é uma palavra em inglês que significa rede, e site significa lugar. Portanto, quando traduzido para o português, website se torna “lugar na rede”.
É justamente isso que um website é, um local na internet, acesso por meio de um link, ou por técnicas mais modernas, como o QR code.
Um site pode apresentar diversos formatos de informações, como textos, imagens, vídeos, gráficos, gifs e uma série de outros tipos de mídias.
Tipos de sites
Essa é a grande vantagem de ter um site, nele é possível disponibilizar tudo aquilo que o criador deseja, até mesmo a venda de uma válvula rotativa dosadora.
A diversas classificações para sites, porém, a mais utilizada é quanto ao seu conteúdo, sendo os mais comuns os:
- Blogs pessoais;
- Lojas virtuais;
- Sites empresariais;
- Sites institucionais;
- Sites de noticiais;
- Sites de conteúdos específicos.
Os blogs pessoais, geralmente, são utilizados para publicar relatos, opiniões, reflexões, artes de autoria própria, dicas ou algum conteúdo não vinculado a uma empresa.
O mesmo vale para os conteúdos específicos que geralmente são nichados, como sites de receitas, dicas de viagem, dentre outros exemplos que não são vinculados a empresas e também não são de autoria própria.
Geralmente, esses sites são abertos para o público contribuir com as postagens.
As lojas virtuais são um tipo de site mais complexo porque necessitam de uma segurança de rede maior voltadas a proteger os dados pessoais e bancários dos clientes.
Os sites empresariais devem ser adotados por empresas de pequeno, médio e grande porte, de qualquer área do mercado, por exemplo, uma empresa de limpeza pesada residencial.
Isso porque nos sites empresariais é apresentado a missão da empresa, visão, projetos, portfólios, entre outros materiais criados pelos funcionários da organização.
Os sites institucionais são aqueles de organizações públicas ou sem fins lucrativos. O governo também precisa de sites para divulgar notícias e disponibilizar serviços, assim como ONGs e outras entidades sem fins lucrativos.
Por fim, há também aqueles sites destinados a matérias de cunho jornalístico, que são atualizados constantemente com notícias.
Importância em criar estratégias de posicionamento de sites
A internet é um domínio público, onde diversas pessoas e empresas estão constantemente criando os seus sites, portanto, para se destacar é necessário criar estratégias de posicionamento nos buscadores.
Um site é encontrado através da digitação de palavras-chave em buscadores como o Google, por exemplo, a palavra piso elevado externo, levando a resultados relacionados com esse tema.
Portanto, criar estratégias de posicionamento permite que o site fique nas primeiras colocações do buscador, trazendo os seguintes resultados positivos:
- Aumento de visitas;
- Aumento da venda de produtos e serviços;
- Aumento dos lucros;
- Construção da imagem da marca;
- Marcar a presença digital;
- Fidelização de clientes ou leitores,
- Novos leads;
- Maior credibilidade.
O aumento das visitas em seu site gera um consequente aumento da venda de produtos e serviços, se o seu site for do tipo loja virtual, por exemplo, uma loja que comercializa soleira de granito preço m2.
Para os sites que produzem conteúdos web, ter um bom posicionamento gera uma maior credibilidade da marca e auxilia na construção de imagem e fidelização de leitores.
4 dicas para alavancar o seu próprio site
Tendo em vista essa série de benefícios, qualquer pessoa ou empresa deseja construir estratégias que melhorem o seu posicionamento na internet.
Portanto, seguem algumas dicas:
- Utilize estratégias de SEO;
- Publique conteúdos frequentemente;
- Aborde temas modernos;
- Utilize várias ferramentas de mídia;
Essas dicas quando aliadas geram um aumento expressivo na quantidade de visitas em seu site, seja qual for o segmento dele até mesmo de habilitação de moto.
Utilize estratégias de SEO
Os buscadores do Google utilizam algoritmos para posicionar os sites de acordo com a sua relevância, credibilidade e aquilo que o usuário está pesquisando.
Esses sites não disponibilizam quais são os critérios que utilizam para o posicionamento, mas alguns podem ser deduzidos. É aí que entram as estratégias de SEO.
SEO é uma sigla em inglês que quando traduzida significa Otimização para motores de busca, ou seja, são estratégias voltadas a otimizar as visitas e a relevância de um site.
Dentre essas estratégias está a utilização de palavras-chave como tarugo de nylon, os backlinks, meta descrições, títulos, dentre outros fatores.
Compreender como esses fatores podem ajudar no rankeamento de seu site é o primeiro passo para escolher qual técnica de SEO desenvolver.
Inclusive, a maior parte das técnicas de SEO são simples, como a criação de redes sociais para veicular o link do seu site.
Atualmente, as pessoas preferem utilizar as redes sociais em relação às outras plataformas, então é importante aliar táticas de marketing multicanal.
Publique conteúdos frequentemente
Sites que são atualizados frequentemente possuem um rankeamento melhor nos buscadores, essa inclusive é uma das estratégias de SEO.
Mas, um tópico separado foi criado para o enfoque maior, devido à importância de sempre atualizar o seu site.
As postagens de seu site devem ser em uma frequência constante, podendo ser diariamente, um poste a cada 2 dias, semanalmente, tudo depende da disponibilidade do criador do site e sua equipe, além do objetivo dessas postagens.
Postagens frequentes devem ser obrigatoriamente realizadas por sites jornalísticos e blogs, pois o principal objetivo é entreter o visitante com a leitura do conteúdo.
Para lojas virtuais e sites institucionais as postagens não precisam ter uma frequência tão alta, mas é importante de vez em quando renovar os estoques e postar conteúdos relacionados aos produtos ou sobre as alterações institucionais.
Aborde temas modernos
Sempre traga temas modernos para o seu site, isso aumentará a frequência de visitantes, pois as pessoas sempre estão interessadas sobre a atualidade.
Por exemplo, temas ambientais atuais e tecnologias modernas como a válvula solenoide 2 polegadas, são interessantes para serem abordados em um site.
A equipe de marketing e pesquisa de mercado, se a sua empresa for grande, deve ficar responsável em pesquisar os assuntos mais em alta.
Não é uma tarefa difícil, o Google oferece uma série de ferramentas gratuitas que podem realizar esse tipo de levantamento, analisando as palavras-chave mais pesquisas, por exemplo.
Utilize várias ferramentas de mídia
Sites que realizam apenas publicações de texto não atraem leitores, portanto invista em outras mídias sociais, como vídeos, gifs, imagens, dentre outros exemplos.
Por meio de imagens e vídeos disponibilizados no Google é mais fácil para os usuários encontrarem o seu site e consumirem o seu conteúdo, e é claro, compartilharem.
Inclusive, atualmente, as pessoas estão deixando aos poucos a leitura de lado e optando por consumir vídeos e imagens.
Considerações finais
Resumindo, a internet realiza conexões entre as pessoas das mais diversas partes do mundo, de forma rápida e prática, por meio de diversas plataformas, e principalmente dos sites.
Os sites podem ser utilizados para as mais variadas finalidades, desde a disponibilização de receitas até a criação de uma loja online.
Porém, essa facilidade gera uma competitividade grande entre os criadores de conteúdo Web, lojas e todos os demais setores.
Para contornar esse problema o texto apresentou dicas de como alavancar o número de acessos diário do seu site, por meio de estratégias simples de posicionamento e desenvolvimento de conteúdo.
Sendo assim, após ler esse texto o empreendedor agora terá um site mais visitado e consequentemente, um lucro, satisfação ou reconhecimento maior.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.