Notícias, Promoção

Internet das Coisas (IoT): entenda tudo sobre essa tecnologia

Para melhorar a sua experiência, escute esse artigo.

Assim como diversos conceitos criados com o avanço da tecnologia, a Internet das Coisas (IoT), vem se tornando um verdadeiro fenômeno no meio corporativo e no cotidiano dos usuários.

Sua funcionalidade é usada por grande parte de pessoas no mundo, mesmo elas nem fazendo ideia de que se trata do IoT.

Além disso, seus benefícios têm sido cada vez maiores para as empresas e pessoas que usufruem deste avanço.

Por isso, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a Internet das Coisas e como ela pode ajudar você e o seu negócio.

O que significa IoT?

A sigla vem do termo em inglês Internet of Things, que em português significa Internet das Coisas.

Isso pode gerar a dúvida de quais coisas são essas, e pode-se dizer que elas são absolutamente tudo.

O conceito da IoT é justamente conectar o máximo de coisas possíveis a internet para que suas funcionalidades sejam ainda mais amplas e ajudem cada vez mais os usuários.

Nós já contamos com os smartphones, notebook, tablets e computadores que também estão dentro do conceito de Internet das Coisas, mas ele pretende ir muito mais além.

Em alguns lugares do mundo já vemos carros inteligentes, robôs que limpam a casa sozinhos, luzes que acendem e apagam por si próprias e diversos outros aparelhos que são provas do avanço dessa tecnologia.

Assim como o marketing digital foi um fenômeno no universo dos negócios, a IoT vem ocupando o seu espaço e mostrando todo o poder e influência que possui.

Suas funcionalidades podem ser infinitas e abrange ações como:

  • Organização pessoa;
  • Contratações para empresas;
  • Produção de relatórios;
  • Controle financeiro;
  • Automatização de processos.

Tudo isso são provas de como as funcionalidades da IoT vem mudando o mundo e o universo dos negócios, gerando diversos benefícios que comentaremos a seguir.

Internet das Coisas: benefícios

Assim como diversas outras estratégias dentro do universo digital, como o Instagram Ads, a Internet das Coisas também traz os seus benefícios para aqueles que a implementarem, como os abaixo.

Mais segurança

Além de contar com um grande sistema que armazena de forma segura e eficaz todos os dados dos usuários de IoT, o conceito dele também garante a segurança física das pessoas.

Isso porque, se um carro for controlado de maneira 100% online, o motorista terá menos chances de se acidentar, o que consequentemente gera mais segurança para os adeptos a este conceito.

Tempo e processos: otimização

Com a Internet das Coisas, é possível realizar duas coisas ao mesmo tempo, sem que seja necessária a sua completa atenção nas duas, pois essa tecnologia irá realizar uma delas para você.

Vamos imaginar que você esteja terminando de editar uma vídeo aula sobre como anunciar no Google Ads e ao mesmo tempo precisa produzir um relatório com tudo o que fez no dia, o sistema IoT consegue produzir esse relatório para você.

Dessa forma, você consegue continuar a fazer suas atividades primordiais e ao mesmo tempo, aguardar para que um outro processo seja finalizado de maneira automática.

Resultados ainda mais rápidos

Um dos benefícios que a internet trouxe foi a possibilidade de poder ter resultados na palma da mão em poucos segundos.

Por exemplo, se procurarmos sobre como funciona o Facebook Ads, encontraremos a resposta em um piscar de olhos.

E com a Internet das Coisas, o que já era rápido se tornou ainda mais veloz, isso porque é possível realizar pesquisas por meio de um comando de voz e obter a resposta tão rápido quanto seria se você digitasse sua dúvida em um celular.

Um exemplo disso é a assistente virtual Alexa, da Amazon, aquela pequena caixa também é fruto do conceito da Internet das Coisas.

Por meio de comandos de voz, como: “Que horas são?” ou “Qual a sensação termica?”, ela entrega a resposta imediatamente.

Como funciona a implementação?

Para implementar a Internet das Coisas no seu dia a dia ou no seu negócio, é necessário se atentar a alguns pontos bem importantes, são eles:

  • Pesquise e analise as opções;
  • Entenda para o que ele será útil;
  • Desenvolva uma cultura de inovação;
  • Planeje;
  • Teste;
  • Utilize dados.

Com isso, você saberá exatamente para o que a Internet das Coisas será útil e como ela poderá te ajudar, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Considerações finais

Assim como diversas outras criações e inovações da tecnologia, a Internet das Coisas promete mudar ainda mais o mundo e a maneira com a qual as pessoas interagem, criando um ambiente de praticidade e acessibilidade para todos.

Publicação AnteriorPróxima Publicação